No passado dia 3 de dezembro, a Universidade do Porto organizou uma sessão de boas-vindas aos novos membros do Comité Estudantil da European University Alliance for Global Health (EUGLOH) . Este encontro, realizado na Casa Comum (à Reitoria), serviu para integrar os novos representantes dos estudantes neste grupo, selecionados através de uma convocatória aberta à comunidade estudantil.

Esta iniciativa marca uma etapa importante na ligação entre os estudantes da U.Porto e esta Aliança de Universidades Europeias, através de um comité que discute ativamente, a nível local, os princípios, as atividades e a construção da própria Aliança EUGLOH.

A sessão contou com a presença da Vice-Reitora da U.Porto Joana Resende, responsável pelos pelouros do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico. Durante o evento, houve espaço para a apresentação de cada um dos membros do comité, assim como uma apresentação detalhada da Aliança EUGLOH e do projeto EUGLOH 2.0, com enfoque na sua missão, visão e objetivos, nas áreas de atuação, na estrutura governativa e nos vários grupos de trabalho que dão corpo ao trabalho colaborativo da Aliança.

Os participantes ficaram a conhecer os benefícios e vantagens de integrar a EUGLOH, assim como os princípios do comité, os papéis a desempenhar e as responsabilidades que norteiam a atuação dos membros do Comité Estudantil da U.Porto.

Foram ainda abordadas ferramentas para melhorar a eficácia da comunicação e participação, a calendarização de futuras reuniões para o ano de 2025 e algumas oportunidades de internacionalização disponibilizadas aos estudantes no seio deste comité da EUGLOH.

(Foto: DR)

O papel dos estudantes na construção da EUGLOH

Num ambiente informal, acompanhado de um almoço de convívio, esta reunião de acolhimento contou com a presença de 21 participantes e proporcionou um espaço dinâmico e propício à interação entre os atuais e novos membros do comité, provenientes de dez faculdades da U.Porto (FBAUP, FCUP, FADEUP, FEUP, FFUP, FLUP, FMUP, FMDUP, FPCEUP e ICBAS), com percursos académicos, áreas e ciclos de estudos heterogéneos.

Este momento de partilha possibilitou o esclarecimento de dúvidas e incentivou a apresentação de ideias e sugestões para a cocriação de iniciativas futuras, reforçando a importância do contributo dos estudantes na construção da vida no campus da EUGLOH e do futuro desta Aliança.

Joana Resende enfatizou o papel vital da Aliança EUGLOH enquanto “plataforma estratégica de internacionalização e cooperação”. A Vice-Reitora destacou ainda o impacto positivo desta rede no “enriquecimento académico e profissional dos estudantes” das Universidades parceiras.

A sessão constituiu, assim, o ponto de partida para um renovado ciclo de trabalho conjunto que reforçará a participação dos mais de 338.000 estudantes  que integram a EUGLOH enquanto voz ativa nos mais de 30 grupos de trabalho existentes.

Sobre a EUGLOH

A European University Alliance for Global Health (EUGLOH) é uma das primeiras 17 Alianças de Universidades Europeias e conta atualmente com nove Universidades Parceiras, reunindo uma comunidade de mais de 338.500 estudantes, 54.000 docentes e investigadores e 112 Faculdades/Escolas.

Para além da U.Porto, integram esta Aliança interuniversitária: a Universidade de Paris-Saclay (França), a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade de Szeged (Hungria), a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), a Universidade de Alcalá (Espanha), a UiT – Universidade do Ártico da Noruega (Noruega), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Mais informações