A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), juntamente com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e outros três parceiros europeus, acaba de lançar o Curso de Especialização Europeia PICC – Project Innovation and Cultural Creativity. O objetivo da formação é combinar conhecimentos em arquitetura, economia, design, marketing e tecnologias digitais num só programa, promovendo a criatividade e a sustentabilidade ambiental e cultural.
O PICC pretende dotar não só estudantes universitários europeus nas áreas da gestão, artes e arquitetura, mas também profissionais estabelecidos nas áreas criativas, líderes comunitários, planeadores urbanos e gestores culturais com a capacidade de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para desafios locais e globais nas Indústrias Culturais e Criativas, que se encontram em contínua transformação devido a fatores como a digitalização e a preservação do património cultural.
Ao longo de seis meses, os estudantes poderão escolher entre 10 unidades curriculares cujos temas vão desde a gestão de arte e design, a estudos de negócios, tecnologias criativas e estratégia cultural. Além disso, terão de desenvolver um projeto inovador com impacto nas suas comunidades locais.
Com início previsto par a primavera de 2025, o curso será lecionado online, numa parceria entre a FAUP e a XAMK – South-Eastern Finland University of Applied Sciences, mas incluirá também sessões práticas com peritos e workshops presenciais.
As candidaturas à primeira edição do PICC estão atualmente a decorrer e podem ser feitas através do preehcimento do respetivo formulário,
O PICC acontece no âmbito do projeto Europeu CROP, financiando em cerca de 400 mil euros pelo programa ERASMUS+.
Sobre o projeto CROP
O projeto CROP pretende ligar o mundo do ensino universitário ao mundo dos negócios no setor cultural e criativo, centrando-se em capacitar os estudantes com competências para a fertilização cruzada do setor criativo com outros setores da economia europeia.
Além da FAUP e da UPTEC, o CROP conta com mais três parceiros – a XAMK (Finlândia), a Materahub (Finlândia) e a YSEdu (Itália).