Diogo Couto, estudante da licenciatura em Química, é o novo presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) para o mandato de 2025.

A nova direção, eleita com 566 votos nas eleições realizadas a 13 e 14 de novembro, dará continuidade à anterior, liderada por Bruno Cardoso.

A cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da AEFCUP teve lugar no passado dia 9 de dezembro, no Auditório Ferreira da Silva, no edifício FC6. Na sessão estiveram presentes a Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, o Presidente da Federação Académica do Porto, Francisco Porto e o Responsável pelo Serviço de Bolsas, Saúde e Bem-Estar dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), Sotero Martins.

Marcaram igualmente presença vários representantes de diversas associações de estudantes, antigos dirigentes da AEFCUP e vários representantes dos núcleos estudantis e grupos académicos.

Da nova Direção da AEFCUP fazem parte João Coelho, Ana Costa, Adriana Oliveira, Tiago Dias, Rafael Teixeira e Isabel Farinha, alargando assim a equipa do Conselho de Gestão, face ao ano anterior (que tinha equipa de cinco elementos). Toda a equipa é composta por 71 estudantes, empenhados e focados em gerar impacto e melhorar a experiência académica dos associados da AEFCUP.

Da esquerda para a direita: João Coelho, Isabel Farinha, Tiago Dias,  Ana Costa, Diogo Couto, Adriana Oliveira e Rafael Teixeira. (Foto: SIC.FCUP)

Vontade de fazer a diferença pelos estudantes

O novo presidente da AEFCUP assume como prioridade a aposta na formação de dirigentes associativos, em pilares como liderança e organização e que saibam procurar soluções eficazes e adequadas às necessidades dos estudantes.

“Percebi que o associativismo pode fazer muita diferença e realmente ajudar a melhorar a vida dos estudantes e é isso que quero fazer, ajudando também, ao mesmo tempo, a capacitar os meus colegas na AEFCUP para chegarem mais longe e o poderem fazer”, destaca Diogo Couto.

“Quero que todos sejam capazes de ajudar as pessoas, tenham um perfil de competências multifacetado e que saibam, não só organizar eventos, mas orientar os estudantes para conseguir ajuda ou participar em ações de sustentabilidade”, acrescenta.

O estudante quer dar à AEFCUP uma “continuidade segura”, dando aos seus elementos ferramentas para que possam subir facilmente de cargo dentro da associação e poderem chegar à presidência, tendo todas as competências para fazer a diferença.

Para além de dar continuidade ao trabalho até agora feito pela AEFCUP, a nova Direção pretende ainda inovar na política educativa e também no desporto informal [feito de forma mais pontual e que não obriga a regularidade]. “Alocamos mais uma pessoa ao nosso departamento de desporto, que tem tido uma grande sobrecarga devido ao acompanhamento das competições desportivas, para poder dedicar-se mais ao desporto informal, a atividades como o Interfacs – Torneio de Desporto entre faculdades, por exemplo, ou ao Sportability, uma atividade de desporto adaptado no CDUP”, salienta.

Natural de Arouca, Diogo Couto frequenta o 3º ano da licenciatura em Química, curso que escolheu para seguir a paixão pelas ciências forenses. Quando entrou na FCUP quis logo juntar-se à AEFCUP, tendo ficado alocado ao Departamento de Apoio ao Estudante. Como coordenador do Departamento de Apoio ao Estudante na AEFCUP, participou em vários encontros nacionais de direções associativas e em eventos ligados à política educativa.