Uma dezena das 50 empresas tecnológicas destacadas na última edição do ranking “Technology Fast 50 Portugal” são graduadas ou atualmente incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Este ranking, criado pela consultora Deloitte, tem o objetivo de reconhecer e traçar o perfil das 50 tecnológicas portuguesas que alcançaram maior crescimento de receitas ao longo de três anos, e que se distinguem pelo seu impacto positivo na sociedade. Na edição de 2024, as empresas vencedoras alcançaram um volume de negócios agregado de 520 milhões de euros.

Das empresas graduadas destacam-se a Coverflex, que alcançou o terceiro lugar com um crescimento superior a 10.000%, assim como a Knok, a spin-off U.Porto Addvolt, a Xhockware, e a Nonius.

Também presentes no ranking estão a Barkyn, a Jscrambler, também uma spin-off U.Porto, a Tangível, a Present Technologies e a Redshift, todas elas startups atualmente incubadas na UPTEC. As empresas UPTEC afiguradas no ranking registaram, em média, um crescimento de mais de 1100%.

Além das 10 startups destacadas no ranking, Veronica Orvalho, CEO da Didimo, mais uma spin-off U.Porto, foi ainda distinguida na categoria “Women in Leadership”, enquanto a Promptly foi uma das vencedoras do “Rising Star Award”, escolhido em conjunto com a Startup Portugal para premiar empresas que liderem através de inovação com resultados já alcançados.

Technology Fast 50: UPTEC leva para casa “Venture Champion Award”

A forte presença de empresas incubadas na UPTEC no “Technology Fast 50” valeu ainda a atribuição do prémio “Venture Champion Award”, que pretende reconhecer a incubadora ou aceleradora que demonstrou excelência ao apoiar o maior número de empresas distinguidas pelo ranking da Deloitte.

“Este reconhecimento é uma celebração do impacto coletivo das empresas incubadas na UPTEC e da qualidade do nosso ecossistema”, destaca Maria Oliveira, diretora executiva da UPTEC. “O ‘Venture Champion Award’ reafirma o nosso compromisso em capacitar empreendedores e apoiar projetos que fazem a diferença no cenário tecnológico e empresarial de Portugal”.

Já em 2023, oito empresas da UPTEC constaram neste ranking, com a Addvolt e a Knok então em destaque no segundo e terceiro lugares.