O investigador Bruno Sarmento, líder do grupo de investigação «Nanomedicines & Translational Drug Delivery» do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente nomeado Membro e Correspondente Estrangeiro da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) pelas suas “contribuições significativas no avanço da nanotecnologia farmacêutica”.
Considerado “um dos principais nomes da investigação farmacêutica internacional, com vasta experiência em nanotecnologia e sistemas inovadores para libertação de fármacos”, Bruno Sarmento foi nomeado por iniciativa dos académicos Adriana Pohlmann, Eliana Lima, Leonardo Teixeira e pela Vice-presidente da Academia Sílvia Guterres, e avaliado por todos os membros que consideraram que a sua investigação ao longo dos anos tem sido fundamental “no desenvolvimento de novos métodos para melhorar a biodisponibilidade e a eficácia dos fármacos, utilizando nanotecnologias para a entrega precisa de fármacos no organismo”.
O investigador do i3S, segundo os avaliadores, “destaca-se no estudo de novas estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças crônicas e complexas, áreas de grande interesse tanto na ciência farmacêutica como na biomedicina. O seu trabalho não só contribui para o avanço científico, como tem um impacto direto em diversas aplicações clínicas, procurando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e a eficiência dos tratamentos disponíveis”.
Para esta nomeação, acrescenta ainda o investigador, “foi também relevante o facto de manter colaborações científicas regulares com diversos grupos de investigação farmacêutica e biomédica brasileiros, assim como com empresas farmacêuticas”.
Para Bruno Sarmento, esta nomeação representa um reconhecimento do impacto que a investigação e o conhecimento gerados pelo seu grupo de investigação, e os seus colaboradores, tem alcançado. É, também, acrescenta, “o reconhecimento do meu contributo na formação de jovens farmacêuticos portugueses e brasileiros durante mais de 15 anos, graças a várias missões de ensino realizadas e à supervisão de estudantes de pós-graduação”.
Sobre Bruno Sarmento
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) em 2002, Bruno Sarmento concluiu o doutoramento em Nanotecnologia Farmacêutica na U.Porto em 2007, em colaboração com a Queen’s University (Canadá), a Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
De 2007 a 2012, ocupou uma posição de pós-doutorado na FFUP, em colaboração com a Universidade de Copenhaga, e é desde 2008 Professor Associado Convidado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS).
Co-fundador da Inovapotek, spin-off da U.Porto, em 2008, e atual membro do Advisory Board, Bruno Sarmento entrou no INEB (atualmente integrado no i3S) em 2012, como investigador associado. Atualmente, é líder do grupo de investigação «Nanomedicines and Translational Drug Delivery» e membro da direção do i3S.
Bruno Sarmento é também editor do «European Journal of Pharmaceutical Sciences» e membro do Conselho Consultivo Editorial de várias revistas internacionais de referência. Recentemente foi eleito Secretário da Direção da Controlled Release Society, a maior sociedade científica internacional na área dos sistemas de libertação controlada de fármacos.
A sua investigação centra-se no desenvolvimento de nanomedicinas funcionalizadas e na sua aplicação a nível farmacêutico e biomédico, nomeadamente nas áreas da diabetes, cancro e doenças infeciosas. Especializou-se também em modelos de engenharia de tecidos tridimensionais para validação e correlação in vitro/in vivo de nanomedicinas.