Dois anos depois te ter sido uma das primeiras instituições nacionais a receber Selo de Qualidade Academia Voluntária, a Universidade do Porto viu ser-lhe renovada, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), esta distinção reservada a instituições de ensino superior que se destaquem pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado.
A entrega decorreu no passado dia 5 de dezembro, numa cerimónia pública realizada no Mercado da Vila, em Cascais, integrada nas comemorações do Dia Internacional do Voluntário.
Para além do Selo de Qualidade Academia Voluntária, e por decisão unânime do Júri, a U.Porto recebeu também uma Distinção de Mérito em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas equipas dedicadas à promoção do voluntariado, na Universidade.
O Selo de Qualidade Academia Voluntária é uma “ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado”, garantindo que as instituições de ensino cumprem os critérios de seleção definidos, atestados pela CASES, na promoção, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado
Através desta iniciativa, pretende-se também “potenciar uma rede de partilha, que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas, no âmbito da promoção e implementação de projetos académicos de voluntariado em Portugal”, nota a CASES.
Voluntariado: uma realidade cada vez mais presente na U.Porto
Só em 2023, mais de 5.000 pessoas – um número recorde – dedicaram o seu tempo a apoiar os projetos de voluntariado promovidos ou apoiados pela Universidade do Porto em áreas como o apoio escolar a crianças, o acompanhamento de idosos, ou os cuidados de animais.
Ainda no âmbito do voluntariado, o Núcleo U.Porto Solidária tem em vigor mais de 30 programas e parcerias com organizações e associações de voluntariado internas e externas à Universidade.
Entre as iniciativas de incentivo ao voluntariado promovidas regularmente pela Universidade inclui-se também o Prémio da Cidadania Ativa. Atribuído desde 2011. Este galardão distingue, anualmente, os estudantes da U.Porto que mais se destacam no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania.
Recorde-se que a U.Porto foi distinguida, em 2018 e 2019, com as duas primeiras edições do prémio “IES +Solidária”, destinado à instituição de ensino superior mais solidária de Portugal.