Inês Sousa, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, é a nova presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Os novos órgãos sociais eleitos para o mandato 2024/25 tomaram posse numa cerimónia que decorreu na Aula Magna, no passado dia 4 de dezembro.

De olhos postos no futuro”, a equipa de 38 estudantes liderada por Inês Sousa, que encabeçou a única lista candidata nas eleições, pretende “manter o legado das direções passadas, elevando a representação estudantil”.

Durante o discurso da tomada de posse, a nova dirigente estudantil sublinhou que “estudar na FMUP é ter a certeza de que, aqui, existe um lugar para todos e todos são chamados a participar”.

“Queremos ser os catalisadores da aprendizagem fora da sala de aula e motor da construção de memórias que, certamente, perdurarão no tempo. Queremos contribuir para o vosso futuro e formar profissionais mais capacitados”, afirmou Inês Sousa.

No momento que assinalou a passagem de testemunho, Emília Pinho, a presidente cessante, dirigiu múltiplos agradecimentos aos diversos atores com os quais a AEFMUP trabalhou e interagiu durante o último mandato.

“No final de quase seis anos de associativismo, estou certa que na AEFMUP há uma forma de estar. Mas há uma independência ainda superior, a independência intelectual, a independência de valores. Para dizer o que verdadeiramente achamos, para fazer o que verdadeiramente acreditamos, mesmo e especialmente quando não é o mais consensual”, referiu a futura médica.

Parceira leal da FMUP

No seu discurso, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, salientou a relevância da AEFMUP em áreas como o desporto, a cultura, a ciência, o debate político, entre outras. “A AEFMUP tem sido um parceiro leal, com o qual tenho trabalhado com muito gosto”, referiu, aproveitando o momento para apelar a que os novos órgãos sociais mantenham uma boa articulação com a Faculdade de Medicina.

Altamiro da Costa Pereira quis ainda destacar o papel desempenhado por algumas das personalidades com mais trabalho feito em prol do sucesso dos estudantes da FMUP, nomeadamente Dulce Madeira, que, anunciou, é agora “a primeira Professora Emérita da Faculdade de Medicina da U.Porto”.

Para o mandato que agora se inicia, o novo núcleo de gestão da AEFMUP será constituído ainda por Pedro Sousa (tesoureiro), Mafalda Teixeira (vice-presidente interna), Tiago Rafael (vice-presidente externo) e Martim Maçães (vice-presidente para a Comunicação).

A cerimónia da tomada de posse contou também com a presença da presidente do Conselho de Administração da ULS São João, Maria João Baptista, e de diversos representantes de órgãos de gestão da FMUP, da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, da Federação Académica do Porto e da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, entre outros.