Nos dias 26 e 27 de novembro, a Universidade do Porto foi palco do workshop “EUGLOH Living Lab Innovation in Transversal Skills”, organizado no âmbito do grupo de trabalho da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), liderado pela U.Porto e dedicado à Empregabilidade,  Empreendedorismo e Aprendizagem ao Longo da Vida, com enfoque especial no desenvolvimento de competências transversais pela comunidade académica.

A iniciativa destacou o conceito transformador de “Living Labs” e de “knowledge creating teams”, conforme preconizado pela Comissão Europeia, no âmbito da iniciativa “Universidades Europeias”. Proporcionou um espaço conjunto de discussão, colaboração e partilha de conhecimento, envolvendo docentes, investigadores e técnicos para desenvolverem cursos de curta duração, em formato misto (com componente virtual e presencial).

Estes “laboratórios vivos” consistem em equipas pedagógicas multidisciplinares que promovem a co-criação de oportunidades de ensino e formação que atravessam os quatro vetores do “quadrado do conhecimento” — Educação, Investigação, Inovação e Serviço à Sociedade.

O workshop teve início no dia 26 de novembro, com uma componente virtual que incluiu uma sessão de boas-vindas e introdução ao workshop, apresentações das propostas selecionadas para fazer parte do “EUGLOH Living Lab”, discussões sobre o conceito de “laboratórios vivos”, objetivos, orçamento, calendarização e indicadores, assim como um trabalho de grupo para finalizar a conceção dos seis cursos que compõem o “living lab”. Foram igualmente identificados os principais pontos a desenvolver nas sessões em formato presencial.

O primeiro dia da componente presencial teve início com uma sessão de boas-vindas conduzida por  António Coelho, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Seguiu-se a apresentação das propostas de atividades aprovadas. Este dia contou ainda com apresentações sobre inovação pedagógica e a “EUGLOH Transversal Skills Framework”, culminando com um trabalho em grupo para criar as atividades propostas em conjunto.

O segundo e último dia do workshop contou com a participação de Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico. Durante o dia, os participantes partilharam os resultados das atividades de grupo, finalizaram propostas e debateram a estratégia para o futuro. Foi também apresentado o catálogo dos cursos “Living Lab”, uma das metas da Aliança EUGLOH.

A construção de uma “Universidade Europeia”

O “EUGLOH Living Lab” contribuirá para ampliar, internacionalizar e modernizar as oportunidades educativas, integrando aprendizagens inovadoras e empreendedoras, competências transversais e digitais, e conceitos de sustentabilidade nos currículos. Estas iniciativas são guiadas por padrões de excelência, correspondendo às exigências de mercados de trabalho e de sociedades em rápida transformação. Além disso, envolvem parceiros externos não académicos nos processos de ensino e aprendizagem, assegurando conexões sustentáveis, diálogo estruturado e metodologias práticas e experimentais, ajustando assim a educação às necessidades da economia real.

Durante o workshop, os participantes cocriaram seis cursos inovadores que incluem metodologias experimentais e imersivas, baseadas em “challenge-based learning”. Com destaque para atividades como “Making an Impact! Skills for Career Paths in and beyond Academia”, a EUGLOH explora oportunidades profissionais dentro e fora da academia, e com “Gamifying the Classroom of the Future”, utiliza a “gamificação” para transformar espaços de educação e formação.

Estes cursos, destinados a estudantes, investigadores, docentes e pessoal técnico de diferentes áreas e ciclos de estudo, abrem as “salas de aula” dos parceiros EUGLOH a uma audiência global e multidisciplinar, promovendo a internacionalização e a inovação pedagógica.

Adicionalmente, ao responder ao desafio da Comissão Europeia de criar atividades complementares financiadas por fontes alternativas, a Aliança tem vindo a investir em “Blended Intensive Programmes” (BIPs) como ferramenta para capacitar os docentes a desenvolver metodologias conjuntas para o “Living Lab”.

Com o workshop “EUGLOH Living Lab Innovation in Transversal Skills”, a U.Porto e as Universidades parceiras reafirmaram o seu compromisso para com a inovação pedagógica, a promoção de competências transversais e a criação de percursos formativos mais flexíveis e personalizados, contribuindo para consolidar as “Universidades do Futuro” e preparar os estudantes para a resolução dos desafios societais que a Europa enfrenta.

Um catálogo inovador e internacional

A primeira atividade criada no seio desta iniciativa, “Making an Impact! Skills for Career Paths in and beyond Academia”, é liderada pela Universidade de Hamburgo (UHH), em colaboração com a U.Porto e UAH. Este curso potenciará a aquisição de competências transversais como a comunicação e o pensamento crítico, explorando possíveis percursos profissionais após a conclusão do terceiro ciclo de estudos – dentro e fora da academia.

O segundo curso, intitulado “Crafting my PhD Journey – from Motivation to Career Perspectives”, resulta de uma colaboração entre a Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU), UHH e Universidade de Lund (LU). A atividade pretende fortalecer a capacidade de tomada de decisão e resiliência, fornecendo ferramentas aos seus participantes para gerirem de forma mais eficaz os seus trajetos académicos e profissionais.

A terceira atividade, “Data and Decision Making”, co-criada pela Universidade de Novi Sad (UNS), UAH e U.Porto, foca-se no desenvolvimento de competências digitais e de pensamento crítico, através de exercícios de resolução de problemas baseados em casos reais.

Liderado pela U.Porto, em estreita cooperação com UNS e a Universidade de Paris-Saclay (UPSaclay), o curso “Putting Student First: Designing the Classroom of the Future” promete oferecer aos seus participantes uma experiência única de resolução de problemas e desafios reais a partir da aplicação de metodologias inovadoras de hackathon e gamificação. Os participantes que desejem embarcar neste desafio poderão desenvolver diversas competências transversais, como comunicação, a liderança e a orientação para a resolução de problemas.

A atividade de formação blendedDigital and Informational Skills” foi criada pela UAH, em cooperação com a U.Porto e UPSaclay. O curso visa dotar os participantes de competências digitais e de tecnologias da informação, com particular enfoque na inteligência artificial, na cibersegurança e data analytics.

Por fim, a “Serious Games as a Tool for Global Health Education” será liderada por LMU, em cocriação com a Universidade de Szeged (USZ) e a U.Porto, e utilizará a gamificação para explorar problemas reais relacionados com a Saúde Global, envolvendo stakeholders externos e promovendo uma abordagem prática e colaborativa.

Oferta formativa e oportunidades futuras

Todas as atividades incluirão um número limitado de vagas para estudantes, investigadores, docentes, pessoal técnico especialista e de gestão, com vínculo a uma das Universidades parceiras da Aliança e estarão disponíveis na oferta formativa da EUGLOH no ano académico de 2025-2026 e no website da Aliança, permitindo a participação da comunidade académica de uma forma flexível e inclusiva.