A atividade ‘One Health nas Escolas’, desenvolvida pelo Gabinete One Health do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foi distinguido na categoria “Mérito & Relevância”, pelos One Health Pet Awards, entregues no passado dia 28 de novembro, numa cerimónia realizada em Lisboa.

Este reconhecimento “vem validar o esforço que temos vindo a fazer para colocar a abordagem One Health nas várias agendas, e que passa também pela divulgação do conceito junto dos mais novos, que são o futuro”, como afirma o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho.

O projeto vencedor, que estava ainda nomeado na categoria “Melhor Projeto de Impacto Social”, passa por, numa primeira fase, promover visitas às escolas com atividades que procuram esclarecer os mais pequenos sobre a definição e a aplicabilidade da abordagem One Health, desde a importância de comportamentos preventivos para evitar transmissões de doenças, a relevância da presença de água potável para a vida no planeta, ou ainda as relações com os animais de companhia.

Num segundo momento, as escolas que aderiram ao projeto foram recebidas no ICBAS para apresentarem a sua visão do tema, aos olhos dos mais pequenos.

Para além do “One Health nas Escolas”, representado por Begoña Pérez, membro do Gabinete One Health, o ICBAS teve mais quatro projetos nomeados em várias categorias: em “Inovação e Conhecimento”, o projeto ‘Uma relação, Uma Saúde’, da investigadora Karine Silva, e ‘Desafios da utilização de antibióticos nos cuidados de saúde dos animais’ do microLAB e do Hospital Veterinário da Universidade do Porto (UPVet), representado pela investigadora Inês Rodrigues; na categoria “Melhor Projeto de Inovação”, a plataforma ‘Vet-OncoNet – uniting Animal, Human, and Environmental Health’, da investigadora Kátia Pinello; e ainda na categoria “Melhor Projeto de Bem-Estar”, o trabalho ‘A melhoria do bem-estar dos animais dos CROAs e o seu papel na sociedade’ da veterinária Luísa Guardão.

“A ação do ICBAS na promoção do conceito One Health tem passado por um trabalho de grande proximidade com escolas, mas também se faz notar com vários projetos de investigação fundamentais no cruzamento entre a saúde do ambiente, humana e animal, como é o caso do projeto Vet-OncoNet, ou dos nomeados nas várias categorias, que estudam e relacionam a saúde e o bem-estar de humanos e animais, e que estão de parabéns”, destaca Henrique Cyrne Carvalho.

Durante a sessão de entrega de prémios, foi ainda anunciado o início de um novo projeto de investigação que junta profissionais de saúde da área da psicologia e médicos veterinários, onde vão participar Karine Silva, Luísa Guardão e Paula Ferreira da Silva, entre outros profissionais de outras instituições. Este projeto tem por objetivo compreender de que forma a relação entre humanos e animais impacta a saúde mental e contribui para a melhoria do bem-estar animal.

Sobre os “One Health Pet Awards”

Os “One Health Pet Awards’ são uma iniciativa pioneira em Portugal que “celebra a interligação entre a saúde humana, animal e do ambiente, promovendo a abordagem One Health”.

Reunindo veterinários, investigadores, Organizações Não Governamentais, entidades públicas e empresas, os prémios representam um compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e equilibrado, valorizando o papel central dos animais na sociedade”, pode ler-se no website da iniciativa.