O trabalho “Assessing the differences of two vineyards soils’ by NIR spectroscopy and chemometrics“, realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), e publicado na revista Heliyon da Editora Elsevier, foi recentemente distinguido com o Prémio Distinção CNOIV 2024 – Viticultura, atribuído pela Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV).
O objetivo principal do trabalho premiado foi avaliar a capacidade da espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), em discriminar solos de diferentes vinhas e quantificar os seus parâmetros químicos.
A investigação envolveu amostras de solos de vinhas das regiões do Dão e do Douro, focado em áreas com a mesma casta e características diferentes de solo. Os resultados evidenciaram que a tecnologia NIR permite discriminar os solos das diferentes vinhas, e quantificar vários parâmetros químicos de forma rápida, precisa, económica e ambientalmente sustentável, eliminando a necessidade de reagentes e evitando a produção de resíduos. A análise de cada amostra demora menos de um minuto, e apresenta-se como uma alternativa promissora aos procedimentos de referência.
Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores composta por Sandia Machado, Luísa Barreiros, Marcela Segundo e Ricardo Páscoa (FFUP e LAQV/REQUIMTE), João Lopes e Manuel Madeira (Universidade de Lisboa) e António Graça (Sogrape), a publicação integra a tese de doutoramento em Ciências Farmacêuticas – especialidade Química Analítica de Sandia Machado, defendida em 2023, na FFUP.
Ricardo Páscoa representou o coletivo de investigadores na cerimónia de entrega do Prémio Distinção CNOIV 2024 – Viticultura, inserida no âmbito do Fórum Anual de Vinhos de Portugal, que aconteceu no passado dia 28 de novembro, em Leiria.
Sobre os prémios CNOIV 2024
Promovidos pela Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV), a funcionar no Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., 0s Prémios CNOIV são galardões bienais que visam distinguir os melhores trabalhos de divulgação, experimentação ou investigação que sirvam de suporte ao reforço da competitividade do sector vitivinícola nacional, e galardoar a natureza inovadora de contributos implementados no setor empresarial e que promovam uma maior competitividade mundial.
Em particular, os Prémios “Distinção CNOIV” são atribuídos aos melhores trabalhos nacionais de divulgação, experimentação ou investigação nos domínios da viticultura, enologia, economia e direito e nutrição e saúde.