A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é uma das entidades participantes no projeto HER FUND, financiado em cerca de um milhão de euros pela União Europeia,
Ao longo dos próximos dois anos (2024-2026), o HER FUND vai procurar apoiar a próxima geração de startups lideradas por mulheres, bem como sensibilizar os investidores para a importância de promover uma maior diversidade nos critérios de financiamento. Uma realidade demonstrada por um estudo publicado em 2023, ano em que apenas 2% das empresas fundadas por mulheres conseguiram obter financiamento.
Além de impulsionar o empreendedorismo feminino, um dos principais objetivos do projeto passa por criar ligações entre os ecossistemas de inovação de diferentes países da União Europeia, melhorando o acesso ao capital em ecossistemas de inovação menos conectados e atrair investimento estrangeiro a startups destas regiões.
O HER FUND é desenvolvido no âmbito do programa Horizonte Europa e conta com a participação de nove parceiros de sete países (Portugal, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, França, Irlanda e Grécia).
Numa fase inicial do projeto, a UPTEC esteve responsável por conduzir uma análise abrangente ao panorama do empreendedorismo feminino na Europa, examinando as diferenças entre ecossistemas de inovação bem conectados e ecossistemas menos conectados, identificando boas práticas e oferecendo recomendações para promover a igualdade de género em todo o ecossistema empresarial europeu.
Após esta análise, o HER FUND irá desenvolver programas de capacitação dirigidos a mulheres empreendedoras e investidores, tendo em consideração as necessidades das empreendedoras e aos desafios enfrentados em diferentes ecossistemas de inovação europeus.
HER FUND: Programas de Capacitação para Startups e Investidores
O Programa de Treino para Startups está estruturado para equipar mulheres fundadoras de startups com as competências necessárias para ter sucesso em setores tecnológicos e orientados para a inovação.
Nesta fase piloto, o programa destina-se a cerca de 10 startups lideradas por mulheres de diversos ecossistemas europeus, contando com a participação de especialistas do setor.
Por sua vez, o Programa de Treino para Investidores foi concebido para dotar investidores de capital de risco (venture capitals e business angels) com ferramentas para apoiar as startups lideradas por mulheres e despertar para a equidade e igualdade de género no que toca ao investimento.
As candidaturas à primeira edição de ambos os programas estão abertas até ao dia 15 de dezembro de 2024 e podem ser feitas online. As candidaturas não selecionadas para a atual fase piloto ficarão em lista de reserva para o programa final, que irá decorrer ao longo de 2025.