Marta Couto Galiza Naldinho, antiga estudante do Mestrado em Gestão (MIM) da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é a vencedora do Prémio José da Silva Lopes 2024, na categoria de Gestão. O galardão, promovido pelo Banco de Portugal em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, distingue as melhores teses de mestrado em Economia e Gestão desenvolvidas em universidades portuguesas.
Apresentada em 2022, a tese premiada, intitulada “The Impact of External Collaboration on Innovation Performance: Do Business Strategies and Type of Collaboration Matter?”, foi orientada pela docente Aurora Teixeira. O júri, presidido por Teresa da Silva Lopes, da University of York (Reino Unido), destacou a qualidade do trabalho, que explora como a colaboração externa pode impulsionar a inovação empresarial.
A cerimónia de anúncio dos vencedores teve lugar na “12.ª Conferência do Banco de Portugal ― Desenvolvimento económico português no espaço europeu”, realizada no passado dia 12 de novembro, no Museu do Dinheiro, Largo de São Julião, em Lisboa. Este evento bienal reúne especialistas para discutir temas centrais da economia portuguesa no contexto europeu.
A FEP destacou-se ainda pela forte representação entre os finalistas. A competir na categoria de Gestão estiveram, além de Marta Naldinho, Guilherme Paulino e Catarina Cardoso, também do Mestrado em Gestão. Já a categoria Economia teve como finalista Diogo Pereira Ribeiro, estudante do Mestrado em Economia.
Com este prémio, o Banco de Portugal pretende promover o mérito académico e estimular a produção de estudos relevantes sobre a economia portuguesa, contribuindo para um maior entendimento do desenvolvimento económico do país.