No próximo dia 4 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) irá reunir várias personalidades da política e da economia, decisores, docentes e discentes numa cimeira sobre geoeconomia e política internacional. O evento, intitulado “FEP Global Summit”, é organizado por um grupo de estudantes da faculdade e visa discutir os desafios estratégicos da União Europeia (UE) e das suas relações com os Estados Unidos da América (EUA) e a China.

“Depois de uma pandemia que originou mudanças profundas na ordem global e num momento em que as crises energética, climática e migratória expõem fragilidades nas estruturas internacionais, é imperativo refletir sobre o futuro da cooperação e da governação global. Quando uma sociedade não compreende as implicações das dinâmicas de poder na geopolítica contemporânea e quando a ausência de uma educação consistente em relações internacionais limita a participação cívica informada, este debate torna-se crucial”, destacam os estudantes da FEP.

Assim, no Salão Nobre da FEP e numa sessão fechada à comunicação social, Pedro Passos Coelho, ex-Primeiro-Ministro de Portugal, dará início à cimeira, discursando sobre os desafios do projeto europeu e as diferenças entre as reações dos líderes europeus à crise das dívidas soberanas e à da pandemia de Covid-19.

Segue-se o debate (já aberto ao público), pelas 14h45, sobre a China e o Sudeste Asiático, enquanto economias emergentes e potências do futuro. Contará com a intervenção de José Azeredo Lopes, ex-Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Helena Ferro Gouveia, Mestre pela Academia Militar, Pedro Ponte e Sousa, doutorando em Estudos sobre a Globalização na NOVA FCSH e analista residente do Porto Canal, e André Azevedo Alves, professor universitário e Coordenador Científico do Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos. A moderação ficará a cargo de Rui Henrique Alves, investigador e ex-Coordenador do núcleo de Economia e Finanças da REPER na UE.

Pelas 16h00, José António Vieira da Silva, economista e ex-Ministro de diversas pastas, João Maria Jonet, militante social-democrata e comentador na SIC, Zita Seabra, política e editora literária, e Luís Filipe Menezes, este último ex-Presidente do PSD e ex-Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, reunir-se-ão para discutir sobre os EUA e as consequências do novo mundo. Vasco Granja, estudante membro da organização da FEP Global Summit, será responsável por moderar este debate.

A última sessão acontecerá pelas 17h30 e incidir-se-á nas oportunidades e desafios da Europa. O painel de oradores será composto por Augusto Santos Silva, Ex-Presidente da Assembleia da República Portuguesa, André Coelho Lima, ex-Presidente do PSD, João Diogo Barbosa, advogado e especialista em Assuntos Europeus, e Catarina Caria, analista de Política Internacional. António Costa, Diretor do Jornal ECO, será o moderador.

A sessão de encerramento contará com a intervenção de João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia.

Pretende-se que o FEP Global Summit seja um espaço livre para a troca de ideias e perspetivas sobre os desafios globais que moldam o presente e o futuro da sociedade. Organizado por estudantes da FEP, esta conferência reflete o interesse da nova geração em fomentar um debate informado e plural e, envolvendo referências do panorama nacional, contribuir para a construção de um diálogo mais consciente e diverso.

A entrada no evento é gratuita e aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral.