A Reitoria da Universidade do Porto recebeu, nos dias 28 e 29 de novembro, o Kick-Off Meeting do FITT-NESS – Fostering Innovation and the Twin Transition for iNclusive EnvironmentS and Smart homes, um projeto europeu coordenado pela U.Porto e que tem como fim a capacitação das empresas do setor mobiliário para uma transição digital e ecológica.
Com a duração de dois anos e um financiamento de 1,5 milhões de euros, este projeto pioneiro assenta na cooperação entre oito instituições, através de parcerias interregionais entre o Norte de Portugal, a zona de Múrcia em Espanha e as zonas de Sicília e Lombardia em Itália.
“O grande objetivo deste projeto é promover inovação no setor imobiliário e afins. Para isso, a estratégia passa por promover a colaboração, quer a níveis regionais quer a nível europeu”, começa por explicar Elísio Costa, professor da Faculdade de Farmácia (FFUP) e coordenador do FITT-NESS.
“Quando falamos em promover a inovação no setor imobiliário, estamos sobretudo a pensar nas casas inteligentes, em casas pensadas para todas as idades, e também em promover aquilo que é a transição digital e a transição verde. Estas são as grandes áreas que queremos promover através da inovação colaborativa!”, acrescenta o também responsável pelo Porto4Ageing – Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da U.Porto.
Entre os parceiros do projeto inclui.se a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), entidade que vê nesta uma oportunidade para as empresas do setor.
“O objetivo é que a associação se envolva nestes projetos europeus, onde de possa gerar conhecimento que possamos disponibilizar facilmente às nossas PME’s, para que elas possam estar na linha da frente em inovação e tecnologia”, projeta Gualter Morgado, Diretor-Executivo da APIMA.