A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School registaram a quarta maior subida do “European Business School Rankings 2024”, tendo escalado 14 posições até ao 39.º lugar da edição deste ano do ranking do Financial Times que destaca as 100 melhores Escolas de Negócios europeias.
A classificação divulgada esta segunda-feira é o resultado da combinação das posições das duas escolas de negócios da U.Porto – que aparecem nomeadas conjuntamente como “University of Porto | FEP-PBS” – nas várias categorias avaliadas.
A justificar esta subida estão desde logo os resultados da Porto Business School nas categorias de Executive Education, onde ocupa a 33.ª posição nos programas Custom e a 28.ª em Open. Nesta última categoria, a Porto Business School é mesmo a única escola em Portugal a melhor o seu resultado.
Na categoria Executive MBA, a Porto Business School mantém a 56.ª posição, destacando-se como a segunda melhor escola nacional nesta categoria. Já o International MBA da Porto Business School sobe quatro lugares, para a 39.ª posição, sendo a única instituição portuguesa a registar crescimento na categoria de Full-time MBA.
Por sua vez, o Master in Management da FEP ocupa a 57.ª posição na categoria de Masters in Management (MiM), destacando-se como o melhor curso em Portugal quanto ao retorno do investimento académico, progressão de carreira e igualdade de género, o que reforça o compromisso das duas escolas com a excelência académica e o impacto global.
“Inspira-nos a continuar a formar líderes”
Estes resultados refletem a evolução contínua e a crescente adaptação da Universidade do Porto – FEP | PBS às exigências de um mundo cada vez mais disruptivo, assente na transformação digital e num mundo sustentável.
“Estamos muito satisfeitos com estes resultados, que nos colocam entre as quatro escolas de negócios com maior subida de posições no ranking do Financial Times, que avaliou 100 instituições”, destaca José Esteves, dean da Porto Business School.
Ainda segundo o responsável da escola, “este reconhecimento reforça a nossa motivação para continuar a desenvolver soluções formativas inovadoras, alinhadas com as exigências do mercado global.”
Óscar Afonso, diretor da FEP, sublinha por sua vez que “este reconhecimento internacional destaca o nosso compromisso com a excelência académica, a inovação e o impacto global”. Por outro lado, “reflete o esforço coletivo de Estudantes, Docentes, Colaboradores e Alumni, bem como a sólida ligação aos stakeholders“.
“Esta conquista inspira-nos a continuar a formar líderes, enfrentar os desafios globais e consolidar a FEP como uma referência de ensino e investigação, tanto a nível nacional como internacional”, acrescenta.
Sobre o European Business School Rankings
Este ranking do Financial Times avalia as melhores escolas de negócios na Europa com base numa combinação de critérios relacionados com a qualidade dos seus programas e a experiência dos estudantes.
Para tal, compila e combina os resultados de outros rankings específicos que o Financial Times publica ao longo do ano, como MBA Full-Time, (que representa 25% da avaliação) EMBA (Executive MBA) (que corresponde a 25% da avaliação), MIM (Masters in Management) (que equivale a 25% da avaliação) e Executive Education – Custom & Open Programs (que corresponde a 25% do peso total da avaliação).
Este ano, o ranking do Financial Times conta com 100 instituições, numa tabela liderada pela França e Reino Unido.