É uma obra de arte multissensorial, resulta de um projeto de cooperação transdisciplinar e pretende proporcionar sensações de harmonia, equilíbrio e bem-estar a quem visite a “casa mãe” da Universidade do Porto. Chama-se Embrace e e vai ficar disponível de 3 a 11 de dezembro, numa das salas do edifício da Reitoria da U.Porto.
Imagine que se deita numa poltrona insuflável que o faz sentir amplamente envolvido. Para ser parte integrante desta “performance”, vai “vestir-se” com uns tecidos vaporosos que o/a vão deixar ainda mais aconchegado. Tal como se estivesse dentro de uma espécie de capsula. Ou útero, se preferir… Sendo que, a experiência não se ficará por aqui.
Será a partir de estímulos táteis, olfativos, sonoros e visuais que o Embrace pretende evocar memórias afetivas positivas e suscitar sentimentos de acolhimento, bem-estar, harmonia e tranquilidade. Que esta seja, no fundo, uma experiência afetiva, abrindo espaço (e tempo) para a redução dos níveis de stress, para o autocuidado, mas não só. Também para uma maior consciência de si.
A instalação tem cerca de 3 metros de altura e quase outro tanto de largura. No entanto, o processo criativo desta instalação teve como ponto de partida uma pequena água-viva de cerca de dois centímetros de diâmetro. A Turritopsis nutricula, ou Turritopsis dohrniida pertence à classe dos hidrozoários e tem uma elevada capacidade de regeneração. Morre por ação do predador, mas não por causas naturais. Uma característica que já lhe valeu o título de “medusa imortal”.
Sendo este um projeto subsidiado por estudos das Neurociências Cognitiva e Comportamental, todas as formas (arredondadas), os aromas, os tons de luz e as texturas remetem para a natureza e para o favorecimento do equilíbrio físico e mental de quem embarca nesta experiência.
O acesso a esta experiência multissensorial é gratuito, mediante inscrição prévia.
O projeto foi concebido através do cruzamento entre diferentes áreas (Ciências do Projeto-Neurociências-Ciências da Saúde pelo GAADH-DASMind-UNICAMP – Grupo Arte, Arquitetura, Design Homodinâmicos -, vinculado à Rede Internacional de Cooperação Transdisciplinar em Pesquisa, Inovação e Extensão em Design, Arte, Espaço e Mente, da Universidade Estadual de Campinas).