No passado dia 22 de novembro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolheu um grupo de conselheiros provenientes dos mais bem classificados colégios de ensino secundário da América Latina, numa visita organizada no âmbito do programa “Study in Portugal – Brazil/LATAM Counsellors Workshop”.

Esta iniciativa, promovida pela BMI/THE em parceria com a Agência Nacional Erasmus+, teve como principal objetivo apresentar as valências académicas da FEUP, permitindo que os conselheiros adquirissem uma visão aprofundada sobre a oferta formativa e as infraestruturas da faculdade.

Mais de duas dezenas de orientadores vocacionais participaram em sessões informativas sobre os cursos disponíveis e realizaram um percurso pelo campus, que incluiu visitas a laboratórios e outros espaços de ensino. A experiência permitiu-lhes compreender melhor o funcionamento da instituição, com vista a orientar de forma mais eficaz os estudantes dos seus países de origem na escolha de instituições de ensino superior.

“Fiquei positivamente surpreendida”

Ana Cláudia Graciano, da Escola Concept, destacou a relevância do contacto direto com a universidade, sublinhando que a visita proporcionou uma experiência única. “Fiquei positivamente surpreendida, porque pudemos ter este contacto com os estudantes daqui, com a cultura e com a universidade de uma forma incrível. Gostei de ver também o lado prático dos laboratórios, o aspeto empresarial e a forma como os estudantes desenvolvem os projetos”, referiu.

Para Lucas Sousa, da Beacon School, a interação com a comunidade académica foi igualmente enriquecedora, considerando que o conhecimento adquirido durante a visita “terá impacto direto na orientação dos estudantes”.

“Somos orientadores vocacionais de muitos estudantes. Oriento mais de 240 estudantes e fico a conhecer a realidade local da Universidade, o que nos ajuda no processo de orientação e nos dá a capacidade de aconselhar os estudantes de forma adequada, com informação exata e conhecimento em primeira mão”, explicou.

A importância desta iniciativa para a estratégia de internacionalização da FEUP foi salientada pelo docente Gil Gonçalves, Pró-diretor para a Internacionalização, que destacou o papel crucial da América Latina na captação de talento internacional, permitindo “chegar a uma variedade de estudantes numa geografia muito importante, como a América Latina, e na qual, para além do Brasil, há muitos outros países que têm alunos de qualidade e que podem contribuir para o crescimento do nosso ensino”.

Rui Calçada, Diretor da FEUP, reforçou a relevância desta visita para a instituição, considerando que esta foi uma oportunidade para demonstrar o dinamismo e a excelência da comunidade académica. “Esta visita, que considerei da maior importância, permitiu que os nossos conselheiros de vários países latino-americanos testemunhassem in loco como somos uma comunidade vibrante, capaz de atrair os melhores talentos, de os desenvolver, criando assim um impacto muito positivo na sociedade”, afirmou.

Desta forma, a FEUP continua a reforçar a aposta do posicionamento estratégico, enquanto destino académico de referência para estudantes internacionais.