Zulmira Santos, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), vai ser distinguida, no próximo dia 6 de dezembro, com a atribuição da Medalha de Ouro da FLUP.
Esta homenagem, que coincidirá com a Última Lição de Zulmira Santos, subordinada ao tema “Anatomia de um percurso: ainda o fascínio do «tempo que nós perdemos»”, pretende homenagear e reconhecer o mérito do percurso académico e científico da docente e investigadora da FLUP, por ocasião da sua jubilação.
Doutora em Literatura e Cultura Portuguesas pela FLUP, Zulmira C. Santos é autora de mais de uma centena de publicações, a maioria das quais na área da literatura e cultura portuguesas dos séculos XVI-XVIII, muito especialmente a prosa de ficção da Época Moderna (novelística «barroca») e a teoria literária (sécs. XVI-XVIII) do barroco e do neoclassicismo.
Ao longo do seu percurso científico, tem privilegiado os estudos sobre Camões, Rodrigues Lobo, D. Francisco Manuel de Melo, Pde António Vieira e Teodoro de Almeida. Tem-se dedicado ainda ao estudo da «literatura de viagens» do século XVI, das práticas de escrita das ordens religiosas (séculos XVI-XVIII) e da história do livro e da leitura.
Na FLUP, Zulmira Santos exerceu, entre outras, as funções de Diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos (2007-2010; 2014-2022), de Diretora do Ciclo de Estudos «Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas» (2009-2014) e do Mestrado em Estudos Literários Culturais e Interartes (2014-2018), de Coordenadora Científica do Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade (2004-2007), unidade de I&D nº 24 da FCT, hoje integrado no CITCEM (Centro Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória).
Foi membro eleito do primeiro Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2013) e coordenadora da Comissão para a Ciência e Inovação deste mesmo Conselho (2009-2013).
É membro do «Comitato Scientifico» da Archivio Italiano per la Storia della Pietà (Edizioni Storia e Letteratura, Roma).
Integrou a Comissão Científica do programa de doutoramento Erasmus Mundus TEEME – Text and Event in Early Modern Europe -(http://www.teemeurope.eu/) e foi membro do programa de doutoramento europeu MOVES (Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges, a European Joint Doctorate from the Marie Sklodowska-Curie program).
É consultora da ANEP, integra o grupo de peritos da A3es e é membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (1ª Secção – Literatura e Estudos Literários).
A cerimónia tem início pelas 11h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP, e tem entrada livre.