A Universidade do Porto é a grande vencedora da 35.ª edição dos Jogos Galaico Durienses, competição que juntou, de 26 a 28 de novembro, em Ourense (Espanha) mais de 200 estudantes-atletas das Universidades do Norte Portugal e Galiza.
Nesta edição, participaram cinco universidades – Universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Porto, Vigo e Santiago de Compostela – que competiram nas modalidades de Voleibol feminino, Rugby7 masculino, Basquetebol 3×3, Natação e Padel.
Após três dias de intensa competição, a U.Porto revalidou este título, conquistado em “casa” na edição anterior, totalizando a maior pontuação entre todos os participantes.
No Rugby 7 masculino e Voleibol feminino, as equipas da U.Porto ficaram em primeiro lugar, vencendo todos os jogos disputados.
Na Natação, os estudantes-atletas da U.Porto somaram três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, alcançando também assim o primeiro lugar coletivo.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Diogo Barbosa Nunes nos 100m livres, Vasco Castro nos 50m costas e João Moreira nos 100m bruços. Rita Nunes nos 100m livres, e Diogo Severino nos 50m mariposa, venceram a medalha de prata. Subiram ainda ao pódio, para receber a medalha de bronze, Beatriz Carvalho nos 50m costas, Ema Ribas nos 100m bruços e Marta Novo nos 50m mariposa.
No Padel misto, a U.Porto ficou em segundo lugar, perdendo na final frente à Universidade de Vigo.
Já no Basquetebol 3×3 misto, a U.Porto perdeu o acesso à final frente à Universidade de Vigo. No jogo de atribuição de 3.º e 4.º lugar, a U.Porto venceu a Universidade de Santiago de Compostela.
Sobre os Jogos Galaico Durienses
Realizado pela primeira vez em 1993, evento multidesportivo de cooperação transfronteiriça assume duas particularidades: o facto de as equipas serem mistas, em igual número de mulheres e de homens, e de cada edição ter modalidades diferentes em competição.
Desde a edição inaugural, já participaram nos Jogos Galaico Durienses mais de 9.00 estudantes, funcionários e professores das universidades parceiras.
A próxima edição vai realizar-se em 2025, na UTAD.