O TUP – Teatro Universitário do Porto está a organizar uma nova edição do Concurso de Textos Teatrais, iniciativa que tem como objetivo “apoiar a produção de nova dramaturgia em língua portuguesa, incentivando-a e divulgando-a junto do público”.

Inserido nas comemorações do 75.º aniversário do TUP, este Concurso é aberto a qualquer pessoa ou grupo de pessoas, residente(s) ou não em Portugal. As obras a concurso têm tema livre e devem ser obrigatoriamente inéditas, originais e escritas em português (ver Regulamento).

As inscrições para o Concurso de Textos Teatrais do TUP 2024 estão abertas até 14 de março de 2025, mediante o preenchimento do respetivo formulário.

O prémio para o texto vencedor será a apresentação pública e/ou publicação.

O júri desta edição é constituído por Miguel Amorim (TUP), pela escritora, dramaturga e atriz Mariana Ferreira (Cooperativa Dramaturgica), pelo escritor e professor da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Pedro Eiras, e pela programadora Maria Inês Marques (Theatro Circo e coletivo artístico UMA).

Mais informações no portal do TUP ou através do e-mail [email protected] e/ou do telefone 918 460 085.

Sobre o TUP

Fundado a 13 de dezembro de 1948, por um grupo de estudantes da Universidade do Porto, sob orientação de Hernâni Monteiro, histórico professor da Faculdade de Medicina (FMUP), o Teatro Universitário do Porto é a companhia de teatro mais antiga da cidade Invicta, em atividade.

Até aos dias de hoje, o TUP tem desenvolvido a sua atividade sem interrupções, afirmando-se como um espaço privilegiado de criação e experimentação teatral e berço de vários espetáculos originais escritos e encenados pelos membros da companhia. Alguns destes espetáculos foram premiados em festivais nacionais e internacionais de teatro universitário, como o FATAL, em Lisboa, e o MITEU, em Ourense.

O TUP mantém mantém ainda uma atividade relevante ao nível da formação, nomeadamente através do seu Curso de Iniciação à Interpretação.