A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai acolher, no próximo dia 3 de dezembro, o lançamento oficial de O Fim do Mundo e Outras Lendas, obra póstuma de Martim Afonso de Redondo (MAR), heterónimo do professor catedrático jubilado da FMUP José Eduardo Guimarães.

A cerimónia de apresentação do livro está marcada para as 17h30, na Aula Magna da FMUP, e contará com a presença do autor, José Eduardo Guimarães, A este juntar-se nomes como Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, Manuel Sobrinho Simões, autor do prefácio, Isabel Ponce de Leão, professora da Universidade Fernando Pessoa, ou o psiquiatra Júlio Machado Vaz.

“Este livro reúne um conjunto de textos que Martim Afonso Redondo escreveu no último ano de vida”, explica Manuel Sobrinho Simões, classificando como “engenhosa e laboriosa” a forma como MAR “articula peças aparentemente independentes”.

Com edição da Europa Editora, esta obra é atravessada por temas como o tempo, a “pulsão vital” e alguma melancolia, que o autor corta com o seu “humor sanguíneo”. “O que impera é o apetite, quase voraz, por coisas boas”, pode ler-se no prefácio.

O evento integra-se nas comemorações do Bicentenário da FMUP, que arrancam, de forma simbólica, no dia 25 de novembro e estendem-se até ao final de 2025, com a realização de um vasto programa de atividades de caráter científico e cultural.

Sobre Martins Afonso de Redondo / José Eduardo Guimarães

Martim Afonso de Redondo, heterónimo de José Eduardo Guimarães, nasceu em Matosinhos e faleceu no Porto, em 2015. Escreveu três livros de poesia, entre os quais esta obra lançada postumamente.

José Eduardo Guimarães nasceu em Matosinhos e licenciou-se em Medicina em 1974 pela Faculdade de Medicina da U.Porto onde também se doutorou em 1988, chegando a professor catedrático em 2008. Atualmente é professor jubilado da FMUP.

Foi diretor clínico do Hospital de São João, entre 2003 e 2004, e presidente do seu conselho de administração, entre 2005 e 2007, além de diretor do Serviço de Hematologia Clínica do mesmo hospital durante 15 anos. Pertenceu ao núcleo fundador do IPATIMUP. Trabalhou no Royal Free Hospital and School of Medicine. É Académico Titular da Academia Portuguesa de Medicina.

A entrada na sessão é livre, mediante inscrição prévia.