No passado dia 22 de novembro, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) receberam o certificado LIPOR-Coração Verde, pelas mãos do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) e Membro do Conselho de Administração da LIPOR, Filipe Araújo. A certificação visa reconhecer as instituições que implementam práticas sustentáveis com vista a gerar um impacto positivo no meio ambiente e na vida das comunidades.

No ICBAS, a sustentabilidade assume-se como um eixo fundamental na atuação da instituição,  que entre as diferentes ações inclui o início do processo de certificação ambiental ISO14001 (uma norma que estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental nas organizações), mas também em formação e momentos de sensibilização da comunidade académica para a implementação de boas práticas na gestão de resíduos.

Estas ações vão ao encontro dos objetivos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, mas também representam o esforço que o ICBAS tem vindo a fazer para “colocar nas várias agendas a abordagem One Health como caminho para um futuro sustentável”, como afirmou o subdiretor do Instituto, Manuel Vilanova.

Para a Faculdade de Farmácia, esta certificação traduz, por sua vez, o esforço crescente que tem sido levado a cabo nos últimos anos, em particular pela Comissão para a Divulgação e Implementação das Boas Práticas de Sustentabilidade na FFUP, suportado por diversas campanhas de formação, de divulgação e de implementação com o objetivo de promover as boas práticas no âmbito da sustentabilidade ambiental.

Este intenso trabalho rumo a uma faculdade “mais verde” faz-se diariamente, e só é possível com a participação ativa e esclarecida de toda a comunidade, incluindo os estudantes, incentivados a serem parte ativa no processo desde a primeira semana de aulas. Uma posição que ficou bem patente nas palavras do diretor da FFUP, Domingos Ferreira, que reforçou a disponibilidade para “melhorar e para continuar a investir em boas práticas em prol da sustentabilidade, aceitando todas as orientações nesse sentido”.

O complexo do ICBAS/FFUP está cada vez “mais “verde”, em resultados das ações que têm vindo a ser implementadas pelas duas faculdades da U.Porto. (Foto: DR)

A certificação LIPOR-Coração Verde constitui um marco importante no caminho conjunto que o ICBAS e a FFUP têm vindo a traçar, ao mesmo tempo que reforça a responsabilidade para continuar a implementar medidas sustentáveis. Por outro lado, “este momento solene é fundamental para impulsionar outras instituições da cidade a darem o primeiro passo rumo a um futuro mais sustentável”, destacou Filipe Araújo, na sua intervenção.

O autarca vincou ainda a disponibilidade da LIPOR de fornecer todas as ferramentas e apoio para garantir “o levantamento de necessidades, implementação de medidas e, numa fase posterior, ferramentas de monitorização que ajudem as instituições a alcançar novos níveis de gestão ambiental”.