No contexto do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado a 25 de novembro, a European University Alliance for Global Health (EUGLOH) lança a campanha “EUGLOH UniTes” e uma série de quatro webinares – intitulada “EUGLOH Unites: Webinar Series on Gender Equality and Gender-Based Violence” – com o objetivo de sensibilizar e educar sobre a igualdade de género e a violência de género.
A campanha será dinamizada nas redes sociais das universidades “aliadas” e inclui uma série de mensagens focadas na luta pela igualdade e contra o assédio, o sexismo e a discriminação de género.
Já o programa de webinares decorre de 25 a 28 de novembro, através da plataforma ZOOM, e vai abordar diferentes dimensões da igualdade de género e da violência baseada no género, a partir da visão de académicos, funcionários e estudantes das nove universidades que integram a EUGLOH, nas quais se inclui a Universidade do Porto.
As sessões (em língua inglesa) decorrem entre as 12h00 e as 13h30 (hora de Portugal Continental) e incidirão sobre temas como “Violência de Género e Perspectivas Legais” (25 de novembro), “Desigualdades de género em vários contextos” (26 de novembro) ou “Perspectivas de Género sobre Cyberbullying, Sexualidade e Diversidade” (27 de novembro).
A sessão final (28 de novembro) propõe um painel de discussão sobre “Abordagens práticas para lidar com a violência baseada no género“.
A participação nos webinares é aberta a todos os membros (estudantes, investigadores, docentes e não docentes) das universidades EUGLOH e Parceiras Associadas, mediante inscrição prévia.
No final, será enviado um certificado de participação.
Sobre a EUGLOH
Fundada em 2019 pelas Universidade do Porto (Portugal), de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Ludwig-Maximilian de Munique (Alemanha) e Szeged (Hungria), a European University Alliance for Global Health (EUGLOH) constitui uma das primeiras 17 alianças de universidades financiadas pela Comissão Europeia.
Na base da missão da EUGLOH está a criação de um “campus europeu integrado”, no qual as comunidades das várias universidades podem circular e cooperar entre si nos domínios do ensino, investigação e da inovação na área da saúde global (incluindo a medicina do futuro, as alterações climáticas, os riscos ambientais, a biodiversidade e as tecnologias/saúde digital para a saúde e bem-estar).
Em 2023, o consórcio evoluiu para a EUGLOH 2.0, que, ao longo dos próximos quatro anos, vai aplicar mais de 14 milhões de euros em áreas como a mobilidade de estudantes e investigadores, ou a cooperação científica ao mais alto nível.
Aos cinco membros-fundadores juntaram-se, nesta segunda fase do consórcio, a Universidade de Hamburgo (Alemanha), a UiT – Universidade Árctica da Noruega (Noruega), a Universidade de Novi Sad (Sérvia) e a Universidade de Alcalá (Espanha).