A Câmara Municipal de Matosinhos. vai receber, no próximo dia 26 de novembro pelas 11h15, a final da quarta edição do BluAct, o programa de apoio ao crescimento de startups na área da economia azul, que tem como parceiro a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Um sistema de gestão de inventário através de inteligência artificial (IA), um drone autónomo que deteta lixo flutuante, uma plataforma que otimiza a gestão sustentável de destinos turísticos, um sistema de monitorização e intervenção em espécies marinhas que utiliza IA para analisar comportamentos e condições ambientais, uma solução de reutilização dos resíduos do fabrico de pranchas de surf, a utilização de macroalgas na agricultura biológica e uma solução para a gestão do impacto climático de empresas são algumas as ideias de negócio que vão estar a disputar a grande final do BluAct 2024.

Depois das sessões de mentoria para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio e preparação da apresentação pública dos projetos, que decorreram a 21 e 22 de novembro, chega agora a vez dos candidatos apresentarem as suas ideias aos jurados.

O grande vencedor do BluAct vai ganhar 5 mil euros, prémio oferecido pela INDAQUA Matosinhos, assim como a participação gratuita na próxima edição da Escola de Startups da UPTEC. Além disso, os três primeiros classificados vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC Mar durante um ano, enquanto o projeto com maior impacto na indústria conserveira receberá 2 500 euros da Conservas Portugal Norte.

Manuela Álvares, Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Espaço Público, Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Matosinhos, e Maria Oliveira, Diretora de Negócios da UPTEC, são algumas das presenças confirmadas na sessão final do programa.  A entrada é gratuita, mas sujeita a ser inscrição prévia.

O BluAct é promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com a UPTEC, INDAQUA e Conservas Portugal Norte.