Ao todo são oito palestras e integram a primeira sessão do Ciclo de Palestras “Ambiente e Sustentabilidade”, a realizar entre 2 e 4 de dezembro de 2024, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), no âmbito da nova unidade curricular Ambiente e Sustentabilidade, do Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente da FCUP.

“O objetivo é expor aos estudantes diferentes temas atuais e de relevo sobre Ambiente e Sustentabilidade”, explica o diretor do mestrado, Luís Pinto da Silva.

Apesar de ser mais dirigido aos estudantes do mestrado, o objetivo é abrir o ciclo de palestras à comunidade e a todos os interessados nestas áreas. Por esse motivo, virão à FCUP especialistas de outras universidades e instituições que vão abordar temáticas que não são normalmente abrangidas no plano curricular.

O programa deste ciclo de palestras, que se realizará uma vez por ano, inclui nomes como Nazaré Couto, da CENSE – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, para abordar a Gestão Sustentável dos Solos. Pela FCUP irá passar também Joana Pereira Fernandes, do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, para falar sobre “Biorremediação: microrganismos ao serviço da sociedade para a recuperação de ambientes contaminados”.

Destaque ainda para um tema bem na ordem do dia que será abordado nesta primeira edição: a Conferências das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). André Simões, investigador da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), fará, por videoconferência,  um balanço das diferentes Conferências das Partes (COP), incluindo a mais recente e fazendo também uma antevisão do que poderá ser a COP de 2025, que será em Belém do Pará, Brasil.

As palestras terão uma duração de 30 minutos, sendo seguidas de uma discussão final.