É uma das óperas mais conhecidas do compósitos italiano Gaetano Donizetti e, no próximo dia 7 de dezembro, vai à cena no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (CIM-FMUP), naquela que já é uma tradição do concerto de Natal da FMUP.

Pelo quarto ano consecutivo, a FMUP volta a trazer a ópera ao palco do seu auditório para celebrar o Natal de uma forma muito especial com a comunidade académica. Este concerto dá continuidade à parceria da faculdade com a Ópera na Academia e na Cidade (OAC), que, através de vários eventos musicais e da nova Unidade Curricular Medicina e Música – Para Além da Arte, tem permitido aliar a Medicina à cultura e à arte.

O Natal na FMUP já serviu de cenário à visitação de óperas de compositores de renome, como “A Flauta Mágica”, “O Barbeiro de Sevilha” e “As Bodas de Fígaro”. Desta vez, a viagem faz-se então ao universo operático de Gaetano Donizetti, para a Visitação à Ópera “Don Pasquale”.

Acredita-se que o compositor italiano tenha escrito esta peça em menos de dois meses, embora tenha circulado a lenda de que o teria feito em apenas 11 dias. “Don Pasquale” estreou a 3 de janeiro de 1843, no Théâtre-Italien de Paris, com grande êxito, sobre o libreto de Giovanni Ruffini, mas amplamente alterado por Donizetti.

Obra de destaque na ilustre linha da ópera cómica italiana, “Don Pasquale” foi uma das derradeiras criações de Donizetti que, devido à sífilis, se viu privado da fala, da mobilidade e da razão nos seus últimos anos de vida, vindo a falecer em 1848.

A trama é intricada, mas desenrola-se recorrendo a apenas cinco personagens, todas com características clássicas deste género de ópera. Don Pasquale é um velho rico e solteiro que decide deserdar o seu sobrinho Ernesto através do casamento, por este estar enamorado por Norina, uma pobre viúva. Para o enganar, o seu amigo Dr. Malatesta engendra um casamento falso com Norina disfarçada. O matrimónio revela-se insustentável, levando Don Pasquale a desistir do casamento e a abençoar a união de Ernesto e Norina, aprendendo a aceitar a sua condição e a honrar o amor verdadeiro.

A orquestra, o coro e os solistas são da Ópera na Academia e na Cidade, sob a direção musical do maestro José Ferreira Lobo. O espetáculo conta ainda com a participação ativa dos estudantes que frequentam a UC Medicina e Música – Para Além da Arte.

O concerto será dirigido pelo maestro José Ferreira Lobo. (Foto: Miguel Alves/FMUP)

O concerto de Natal está agendado para as 21h00 do dia 7 de dezembro, e integra o programa de comemorações do bicentenário do ensino médico no Porto. 

A entradá é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação da sala.

O evento está ainda associado a uma campanha solidária. Todos os inscritos poderão contribuir com um donativo, que reverterá a favor da Responsabilidade Social da FMUP.