Vários especialistas nacionais e internacionais vão estar reunidos, no próximo dia 29 de novembro, no WoW – Bairro Cultural, em Vila Nova de Gaia, para debater o futuro das transições urbanas. O palco será a 16.ª conferência anual de investigação em planeamento do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
O planeamento urbano, os transportes, a governança e engenharia são alguns dos temas que estarão em discussão num debate que vai juntar investigadores, profissionais e decisores políticos de várias áreas.
O evento arrancará com um Keynote de Ali Madanipour, professor de Planeamento e Conceção Urbana da Universidade de Newcastle (Reino Unido), com larga investigação em processos que moldam o espaço urbano, as suas implicações para os grupos sociais desfavorecidos e para o ambiente. A temporalidade urbana, a teoria do planeamento, a justiça espacial, e o espaço público são áreas de trabalho do professor e investigador, que já conta com mais de 20 livros publicados nestas matérias.
De seguida, a primeira sessão de debate incidirá em como “Promover Transições Urbanas para Ambientes Sustentáveis e Resilientes ao Clima”, tendo um especial enfoque nas soluções baseadas na natureza, e estratégias possíveis para alcançar esses objetivos, lidando com os riscos emergentes associados às alterações climáticas. Esta sessão contará com a participação de Ana Monteiro (CEGOT | U.PORTO), Jorge Cardoso Gonçalves (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos), Maria Sardoeira (LJ-Group), Sara Cruz (CITTA | FEUP) e Teresa Fidélis (Universidade de Aveiro).
Após o almoço, realiza-se a mesa-redonda “Promover as transições urbanas com transportes integrados”, com as intervenções de Arminda Almeida (CITTA | FCTUC), Jorge Freire de Sousa (FEUP, INESC TEC), Luís Filipe Teixeira (CM Vila Nova de Gaia) e Sandra Melo (CEiiA), onde será analisada a capacidade dos sistemas de transportes integrados em promover uma transição urbana que acompanhe as atuais alterações sociodemográficas, num mundo cada vez mais digital.
A fechar a agenda, sob o tema “Fomentar as transições urbanas para uma governação transformadora e para a justiça socio-espacial”, juntam-se Fátima Loureiro de Matos (CEGOT | FLUP), Joana Lages (Women in Architecture Association), Paulo Conceição (CITTA | FEUP) e Vinicius M. Netto (CITTA | FEUP). Esta converas explorará as dinâmicas emergentes, as causas e consequências, os desafios e as estratégias (presentes e futuras) para que o planeamento intervenha com sucesso nos processos de segregação urbana, em prol de uma governação transformadora.
A participação no evento é gratuita (sem almoço incluído), mediante inscrição prévia.