Cinco horas de programação culminaram em muitos vencedores na última edição da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que decorreu no final de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. As medalhas de prata e o bronze seguiram para equipas de estudantes das Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto.

A iniciativa, que juntou cerca de 60 estudantes universitários, desafiou as várias equipas a resolveram entre nove a 11 problemas complexos, recorrendo às linguagens de programação C, C++, Java e Python 3.

A equipa “Tiny Silly Problem”, que de pequena e tonta nada tem, resolveu cinco dos dez problemas propostos e venceu a medalha de prata da “maratona”. É composta pelos estudantes Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP), Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP).

Já a medalha de bronze ficou para a equipa “Long long main“, composta pelos estudantes Luís Barbosa, Luís Gonçalves e Sofia Sousa (todos do segundo ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da FEUP e FCUP), que conseguiu resolver quatro dos problemas propostos.

A concurso estiveram também os “Debuggers da Tasca”, representados pelos estudantes da FCUP Pedro Correia, João Mendes e Hugo Cardante, que terminaram em 11.º lugar.

“As equipas da U.Porto tiveram uma excelente prestação, com os ‘Tiny Silly Problem’ a lutarem até ao fim pela medalha de ouro, criando grandes expectativas para a fase que se segue. Estes resultados mostram não só o talento, mas também o esforço dos estudantes, que reconhecem a importância destes concursos para o seu futuro académico e profissional”, avança André Restivo, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FEUP, que foi “coach” das equipas a concurso a par de Pedro Ribeiro, docente da FCUP e diretor do Mestrado em Ciência de Computadores.

Este é o segundo ano em que as equipas da FEUP e da FCUP competem “sob a bandeira unificada da Universidade do Porto, encerrando quase três décadas de participações separadas. Esta união permite aproveitar ao máximo as sinergias de uma colaboração cada vez mais estreita entre o DEI da FEUP e o Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, resultando na criação de diversos cursos conjuntos”, conclui André Restivo.

As três equipas vão agora representar a U.Porto no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2024, que se realiza de 29 de novembro a 1 de dezembro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.