A Vice-Reitora Joana Carvalho, responsável pela pasta do Desporto da Universidade do Porto, e a antiga ginasta Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), tomaram posse, no passado dia 19 de novembro, como membros do Conselho Nacional do Desporto (CND), o órgão que tem por missão aconselhar o Governo em matérias relacionadas com a política nacional para o desporto.

As duas representantes da U.Porto integram o grupo de nove especialistas – “elementos de reconhecido mérito no âmbito da atividade desportiva” – escolhidos pelo Governo, a par das antigas atletas Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Leila Marques e Ticha Penicheiro, da empresária Rita Nabeiro, da coreógrafa Isabel Barros e de Avelino Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) e antigo estudante da FADEUP.

Aos nomes indicados pelo executivo juntam-se ainda mais de 30 “representantes da Administração Pública e do movimento associativo desportivo”, conforme definido por decreto-lei.

Para Joana Carvalho, o convite para integrar o CND “reflete, em primeiro lugar, o reconhecimento do papel estratégico das universidades, e, em particular, da Universidade do Porto, ao nível da formação de talentos, da investigação e da democratização da prática desportiva”.

“Com esta nomeação, espero reforçar o meu contributo no avanço das políticas públicas e no desenvolvimento de estratégias para a promoção do desporto e da saúde em Portugal”, acrescenta a também Professora Associada da FADEUP e responsável por vários projetos inovadores no domínio da promoção ativa da saúde e estilos de vida saudáveis, com foco em intervenções baseadas no exercício físico.

Já no caso de Filipa Martins, a nomeação para o CND reconhece o percurso de excelência da melhor ginasta portuguesa de todos os tempos, que se despediu recentemente da competição após alcançar um histórico 20.º lugar na final ‘All Around’ do concurso de Ginástica Artística dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Licenciada em Ciências do Desporto pela FADEUP e a frequentar atualmente o 2.º ano do Mestrado em Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens na mesma faculdade, Filipa Martins é responsável por alguns dos mais brilhantes resultados da ginástica nacional. Um trajeto que a agora ex-ginasta viu recentemente distinguido com a atribuição do Prémio Carreira Desportiva na XIV Gala do Desporto da Universidade do Porto e na XV Gala do Desporto Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

O Conselho Nacional do Desporto é responsável pela elaboração, no âmbito da execução das políticas definidas para a atividade física e para o desporto, de pareceres ou recomendações que lhe sejam solicitados. Cabe-lhe ainda zelar pela observância dos princípios da ética desportiva e exercer as competências que lhe são cometidas por lei.

Novos conselheiros serão “atores ativos” no desenvolvimento desportivo do país

À margem da reunião de tomada de posse dos novos membros do CND, que decorreu em Lisboa, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, reforçou a vontade dos novos conselheiros em contribuir para o desenvolvimento do desporto em Portugal.

“O mais importante a registar é um alinhamento e disponibilidade de todos os agentes desportivos aqui representados no caminho de desenvolvimento desportivo que o país pretende construir. Os conselheiros manifestaram a total disponibilidade e o interesse de participar na construção desse caminho e ficamos muito satisfeitos com isso”, disse.

Referindo-se ao ao “plano de desenvolvimento desportivo” que o Governo pretende pôr em prática, Pedro Dias estabeleceu como metas “aumentarmos o número de pessoas ativas na prática desportiva, aumentar a oferta significativa da prática desportiva para as pessoas com deficiência, as mulheres e as crianças, conseguir aproximar os indicadores de financiamento da média da União Europeia e reduzir os índices de obesidade nas crianças”.

“De uma forma positiva, os conselheiros querem ser atores ativos na construção deste plano, e é isso que vai acontecer”, sublinhou o governante.