O projeto Em Nome do Centro, Das Margens e Do que Nelas Habitam, assinado por Ana Pinheiro e Hugo Aston, dois artistas multimédia recém-licenciados em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), foi selecionado para fazer parte do Brussels Planetarium Poetry Fest 2024, um festival que, todos os anos, junta artistas de poesia e projeção multimédia na cúpula do Planetário de Bruxelas.

Desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto-multimédia da Licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP sob orientação dos docentes Miguel Leal e Virgina de Diego, o projeto – que consiste numa video-projeção imersiva fulldome  – foi primeiramente produzido para o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

“O ser humano, completamente por sua conta, põe-se num estado de pequeneza coletiva, comparando-se com estes seres e vendo-se a si próprios através deles, os “Outros”, como entidades que existem no nosso imaginário coletivo e nos rodeiam”, lê-se na sinopse do trabalho que “pintou” a Cúpula do Planetário do Porto no passado mês de junho.

Nascida em 2002, numa pequena cidade do distrito de Braga, Ana Pinheiro cedo desenvolveu um interesse por animação, ilustração e instalações interativas, explorando como combinar estes elementos. Em paralelo, investiga várias religiões, mitologias e as suas relações com os seres humanos ao longo da história.

A artista expressa-se principalmente através de animação 2D, utilizando o software Blender e, muitas vezes, incorpora elementos interativos como sensores e software de programação, como o Cycling ’74 Max e o Arduino. Já apresentou o seu trabalho em várias exposições académicas.

Nascido em Portugal, mas com origens britânicas e portuguesas, Hugo Aston é um especialista em Blender, modelação, renderização e programação, tendo criado e publicado trabalhos para eventos académicos, de investigação, profissionais e incentivos.

Os seus interesses abrangem vídeo, animação, escultura, instalação e som, mas a sua verdadeira paixão reside na desconstrução de materiais e tecnologias para criar novos meios e interfaces alternativos.

Ana Pinheiro e Hugo Aston são ambos recém-licenciados em Artes Plásticas pela FBAUP. (Foto: DR)

O Brussels Planetarium Poetry Fest 2024 vai decorrer nos dias 29 e 30 de novembro, no Planetário de Bruxelas. Por ali vão passar vários poetas internacionais, cada um deles assistido por uma projeção criada por uma equipa de três a cinco artistas. Os trabalhos a apresentar vão da tipografia clássica e das gravações de filmes analógicos à geração de imagens por IA e ao design de jogos.