O Grupo Jerónimo Martins, a SOJA de Portugal ou o Segalab – Laboratório de Sanidade Animal e Segurança Alimentar são algumas das empresas que vão instalar-se, no próximo dia 22 de novembro, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, para participar em mais uma Job Fair promovida pelo ICBAS.

Esta feira de emprego constitui um momento importante no trabalho que o Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni (GAEEA) do ICBAS tem vindo a desenvolver: “é para nós fundamental dar a conhecer aos nossos estudantes os vários tipos de empresas e as várias posições que existem, para além de compreenderem que também poderão realizar estágios curriculares e extracurriculares, que muito contribuem para expandir os horizontes dos estudantes”, explica Isabel Lourinho, coordenadora do GAEEA.

A Job Fair é ainda uma “oportunidade de estreitar relações com o mundo empresarial e compreender quais as competências que atualmente são mais requeridas pelas entidades empregadoras”, reforça a responsável.

Em paralelo com a feira de emprego, vão decorrer vários workshops ao longo do dia, nomeadamente sobre empregabilidade no âmbito das ciências farmacêuticas, segurança alimentar e ciência política.

Procurar inspiração na “exposição de carreiras”

Já no fim de semana (23 e 24 de novembro), serão vários os oradores que vão passar pelo ICBAS para participar na “Career Expo” organizada pelo GAEEA e pela Associação de Estudantes do ICBAS (AEICBAS).

Esta “exposição de carreiras” traz ao Instituto pessoas com trajetórias muitos distintas nas áreas de Medicina, Medicina Veterinária e Ciências do Meio Aquático, com o objetivo de dar a conhecer percursos ‘alternativos’ e de mostrar que as opções no mercado de trabalho são variadas e distintas.

O painel de oradores convidados inclui nomes como Gustavo Carona, no âmbito da medicina humanitária, ou Alexandra Leitão, alumna de CMA e diretora do Laboratório de Corais no Catar.

Para Joana Almeida, membro da AEICBAS na organização deste evento “a CareerExpo foi criada para estabelecer um contacto direto entre os nossos estudantes e o futuro profissional que desejam construir, uma vez que é através do contacto com profissionais inseridos no mercado de trabalho que conseguimos pesar as vantagens e desvantagens de seguir cada área, o que ajuda na tomada de decisões”.

Todos os eventos têm entrada livre.