As startups Impacte, Jscrambler, Ethiack, Probely, Tagpeak e Invisible Collector, todas elas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, surgem em destaque no The Portugal Fintech Report 2024, relatório que reúne as principais empresas do ecossistema fintech nacional. Nesta lista constam, ainda, a Coverflex e a Ubirider, empresas graduadas da UPTEC.

As empresas fintech trazem inovação tecnológica a atividades como a banca, seguros ou investimentos. Além disso, têm, normalmente, como objetivos simplificar processos e dar aos utilizadores maior facilidade e rapidez no acesso a estes serviços.

A Impacte, startup criada por alumni da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi destacada como uma Emerging Fintech em conjunto com outras empresas que, apesar de recentes, são vistas com grande potencial para o futuro.

Já a Jscrambler, a Ethiack, a Probely, a Tagpeak, a Invisible Collector, a Coverflex e a Ubirider foram selecionadas como importantes players no ecossistema.

Este relatório, criado pela Portugal Fintech com o apoio da VISA, KMPG e Morais Leitão & Associados, revela anualmente o estado do ecossistema português no setor. 

O The Portugal Fintech Report divulga estatísticas da indústria, entrevistas com especialistas e exemplos reais de colaboração. O relatório aprofunda, ainda, o ecossistema ao destacar fintechs portuguesas e internacionais a operar em Portugal e fintechs fundadas durante o último ano.