Assinalando o arranque das comemorações do Bicentenário da criação da Régia Escola de Cirurgia do Porto, fundadora do ensino médico na cidade, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai inaugurar, no próximo dia 25 de novembro, pelas 11h00, no Átrio dos Estudantes (piso 01) da faculdade, a exposição intitulada «A Arte no Ensino na Anatomia».
Tendo como mote uma coleção de telas pintadas à mão, esta exposição – coordenada pelo Núcleo de Arquivo e Informação da Unidade de Gestão do Conhecimento da FMUP e com curadoria do arquiteto Mário Ramos – visa dar a conhecer o vasto e diversificado património da FMUP, nomeadamente o seu arquivo histórico, que perpetua a memória da Instituição e dos seus profissionais.
As obras expostas integram uma coleção de cerca de 200 desenhos da autoria de Luís de Pina e Alberto da Silva e Sousa, ambos médicos, bem como de Manuel Alves Ferreira, fotógrafo-desenhador, que fazem parte do espólio documental do Instituto de Anatomia, fundado por Pires de Lima, em 1920.
“Esta coleção é um testemunho da versatilidade dos autores Luís de Pina e Alberto de Sousa, enquanto médicos, mas também de indivíduos com um elevado sentido artístico, expresso em várias obras que integram o espólio do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos e do Museu de Anatomia da FMUP”, explica a organização.
Além dos desenhos e pinturas criadas no contexto do ensino da anatomia descritiva e topográfica, os três autores contribuíram significativamente para a ilustração de trabalhos académicos, com representações anatómicas e outras opções artísticas. Esse contributo é reconhecido em diversas teses, em notas de homenagem e agradecimento.
Três nomes. Uma só história
Alberto da Silva e Sousa licenciou-se e doutorou-se pela FMUP, tendo feito o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde foi professor. As suas obras estão expostas em vários museus.
Luís de Pina, também licenciado e doutorado pela FMUP, foi o fundador do Museu de História da Medicina Maximiano Lemos, em 1933. Foi professor catedrático, deputado, presidente da Câmara do Porto, provedor da Misericórdia e primeiro diretor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
Manuel Alves Ferreira é considerado como uma das figuras mais importantes do desenho anatómico da FMUP. Foi fotógrafo-desenhador do Instituto de Anatomia desta Faculdade e assinou ilustrações em diversas publicações.
Com entrada livre, a exposição «A Arte no Ensino na Anatomia» poderá ser vista no Átrio dos Estudantes, na FMUP, até ao dia 10 de janeiro de 2025.
Um Bicentenário para festejar ao longo de 2025
As comemorações dos 200 anos da criação da Régia Escola de Cirurgia do Porto arrancam, de forma simbólica, com este pré-evento, estendendo-se até ao final de 2025, com a realização de um vasto programa de atividades de caráter científico e cultural.
A FMUP descende da Régia Escola de Cirurgia do Porto, instituída por Alvará de 25 de junho de 1825, no reinado de D. João VI. A 22 de fevereiro de 1911, a Escola é elevada a Faculdade de Medicina da U.Porto, sendo uma das faculdades fundadoras da Universidade.