Tem 28 anos e já um percurso académico e científico de relevo no domínio das Ciências da Educação. Mas, ao longo do próximo ano, é à “persecução das ambições e dos sonhos dos/as estudantes da Universidade do Porto” que pretendam seguir uma carreira na União Europeia que Miguel Correia promete dedicar-se, na qualidade de novo Embaixador de Carreiras na União Europeia (EU Careers Ambassador) na U.Porto para o ano letivo 2024/2025.
A frequentar o segundo ano do Programa Doutoral em Ciência da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), o estudante natural do Porto assume o lugar até agora ocupado por Iolanda Barbosa, após um processo de seleção ao qual se candidatou “pela janela de oportunidades que se abria e pela possibilidade de investir no meu desenvolvimento pessoal e académico-profissional”.
“Tornar-me o novo embaixador para as carreiras na União Europeia (UE) surge como uma oportunidade de, em primeiro lugar, retribuir toda a valorização que a Universidade do Porto me deu ao longo de todos estes anos como estudante e investigador, e, em segundo lugar, de promover a persecução das ambições e dos sonhos dos/as estudantes da universidade”, confessa Miguel Correia.
Para o mandato que agora inicia, o novo embaixador assume como prioridade “promover oportunidades de acesso às carreiras europeias dentro das ambições e expetativas da comunidade estudantil da U.Porto”. Para isso, promete colaborar com os restantes seis embaixadores nacionais, “tanto na dinamização de eventos presenciais e online, como na troca de experiências e ideias, e ainda no apoio à gestão das redes socais”.
“Num olhar mais local, considero importante alavancar diversas iniciativas, nomeadamente: integração em feiras de formação e de emprego; colaboração com o projeto TERA da Divisão Municipal de Talento e de Promoção da Empregabilidade da Câmara Municipal do Porto; inserção no período de acolhimento dos/as estudantes para dar a conhecer as oportunidades existentes; dinamização de sessões de partilha de experiências com pessoas que construíram carreiras na União Europeia; e desenvolvimento de podcasts em torno das experiências de pessoas com carreiras europeias”, elenca.
Por agora, o novo EU Careers Ambassador da U.Porto está a planear uma série de atividades a desenvolver já a partir do início do próximo ano. “Por isso, estejam atentos à divulgação das atividades da EU Careers Portugal no Instagram e no Facebook, e apareçam!”, apela Miguel Correia.