A docente Louise Lima, da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acaba de ser selecionada pela Comissão Europeia para participar no processo de aconselhamento entre pares que culminará na conceção e implementação de uma reforma curricular baseada em competências na Polónia.
A professora e investigadora em educação faz parte de um grupo de especialistas que inclui representantes de Portugal, Finlândia e Países Baixos, selecionados pela sua expertise em educação. O trabalho presencial será desenvolvido no início do próximo mês de dezembro, nos dias 9 e 10.
“O objetivo do projeto passa por orientar as autoridades polacas na modernização do currículo escolar, promovendo a adoção de uma abordagem mais centrada no desenvolvimento de competências dos estudantes”, descreve a docente.
Louise Lima, que integra o corpo docente do Mestrado em Ensino da Matemática da FCUP, leciona a unidade curricular de Tecnologias no Ensino da Matemática II e orienta os estudantes e futuros professores na Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada, que decorre no segundo ano do curso.
Sobre Louise Lima
Louise Lima é doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto, mestre em Ensino da Matemática e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A sua investigação de pós-doutoramento centrou-se na Formação de Professores e Estudos Curriculares (CeiED – Universidade Lusófona). É Perita na Avaliação Externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação.
Atual Professora Auxiliar Convidada na FCUP, tm contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e no estrangeiro. Além disso, tem participado, a convite da Direção Geral da Educação, em diversas iniciativas nacionais.
A nível científico, tem focado o seu trabalho nos domínios da relação entre a investigação e o trabalho com as escolas, tendo participado em diversas conferências no campo da Didática da Matemática, da Formação de Professores de Matemática, dos Estudos Curriculares em Matemática, da Gestão e organização do trabalho pedagógico e Inclusão.