O Laboratório Ferreira da Silva, localizado no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), prepara-se para receber uma importante doação de livros e frascos de laboratório que ajudam a contar a História da Química.

Trata-se de uma doação que chega à Universidade pela mão de bisnetos de António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), celebre químico portuense, professor na Academia Politécnica e na U.Porto, para além de ter sido o diretor do Laboratório Municipal de Química da Câmara Municipal do Porto.

Desta doação faz parte um conjunto de livros da biblioteca pessoal de Ferreira da Silva, alguns com anotações, bem como a carta que o químico francês Marcellin Berthelot escreveu a Ferreira da Silva em 1877, agradecendo-lhe o envio da tese com que concorreu ao lugar de lente substituto da Academia Politécnica, e felicitando-o pela qualidade do trabalho.

Os descendentes decidiram ainda doar ao MHNC-UP uma coleção de mais de cem frascos de laboratório que seu pai, Hernâni Lopes da Silva Maia (1936-2024), reuniu ao longo da vida. Este químico formado nas Universidades do Porto e Coimbra foi o responsável pela criação de uma escola de Química Orgânica na Universidade do Minho.

A cerimónia irá decorrer no dia 21 de novembro, no Laboratório que ostenta o nome do celebre químico portuense.  (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Cerimónia com mesa redonda e aula de desenho

A doação do espólio de Ferreira da Silva será formalizada no próximo dia 21 de novembro, às 14h30, numa cerimónia a decorrer no Laboratório Ferreira da Silva (Polo Central do MHNC-UP), que ostenta o nome do celebre químico portuense.

A sessão, de entrada livre, incluirá uma mesa redonda moderada pela Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto e diretora do MHNC-UP, Fátima Vieira, na qual se prestará homenagem, simultaneamente, à carreira científica de Hernâni Maia.

Participação nesta mesa redonda Maria João Ramos, Professora Emérita da U.Porto, Paula Gomes, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP), António Fernando Silva, Professor Emérito da U.Porto e antigo diretor da FCUP, e Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP.

A sessão, que incluirá uma exposição com alguns dos objetos doados, funcionará ainda de cenário para uma aula de desenho dos estudantes da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).