A Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Arquitetura (FAUP), vai atribuir, no próximo dia 20 de novembro, o Doutoramento Honoris Causa ao arquiteto Gonçalo Byrne, pela relevância da sua obra, da sua carreira docente (incluindo uma multiplicidade de colaborações com a FAUP), bem como pela sua ação enquanto Presidente da Ordem dos Arquitectos.
Diplomado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Gonçalo Byrne (Alcobaça, 1941) é fundador e diretor executivo do atelier Gonçalo Byrne Arquitectos, no âmbito do qual desenvolveu uma extensa obra arquitetónica, reconhecida, nacional e internacionalmente.
Entre as suas obras mais emblemáticas contam-se a requalificação da Sede do Banco de Portugal, em Lisboa, a requalificação do Teatro Thalia, também na cacpital, a remodelação do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, a requalificação do Castelo de Trancoso, a requalificação da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, o projeto do edifício-sede do Governo da Província de Vlaams-Brabant, em Lovaina, na Bélgica, a Reitoria da Universidade de Aveiro ou a icónica Torre de Controle de Tráfego Marítimo da barra do rio Tejo. entre outras.
Paralelamente, Gonçalo Byrne desenvolveu uma importante carreira como docente na área de Projeto de Arquitetura como Professor Convidado em várias Universidades. Integra, frequentemente, diversos júris de concursos e prémios de arquitetura.
Mais recentemente, destacou-se como Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (2020-2022), tendo contribuído para os mais recentes debates em torno do problema da habitação, que sempre identificou como basilar na construção de cidade.
Aquele que será o 105.º Doutor «Honoris Causa» na história da U.Porto venceu por duas vezes o conceituado Prémio Valmor e o Prémio Nacional de Arquitetura, tendo também sido distinguido com a Medalha de Ouro da Academia de Arquitetura de França e como Grande-Oficial das ordens do Infante D. Henrique e de Sant’Iago. A sua obra foi ainda objeto de exposições em Bruxelas, Buenos Aires, Milão, Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro, São Paulo ou Veneza, entre outras.
A cerimónia de imposição das insígnias a Gonçalo Byrne tem início às 15h00, no Auditório Fernando Távora da FAUP.
O padrinho do homenageado será o também arquiteto e Professor Emérito da U.Porto, Domingos Tavares, ficando o elogio do doutorando a cargo de Luís Soares Carneiro, professor da FAUP.
A cerimónia será transmitida, em direto, no canal da U.Porto no Youtube.