Faleceu Luís de Almeida, Professor Catedrático Aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e “um dos mais conceituados médicos da Ortopedia portuguesa”.
Natural de Oliveira de Frades, local onde nasceu a 7 de junho de 1937, Luís de Almeida licenciou-se em Medicina, na FMUP, em 1963, com a dissertação “Revascularização de Transferências Ósseas Autólogas – Estudo Experimental”. Anos mais tarde, em 1979, candidatou-se ao grau de Doutor, com a apresentação da dissertação intitulada “Envelhecimento Articular – Alguns Aspetos”.
Ainda na Faculdade de Medicina, iniciou em 1963 o seu percurso na docência académica, enquanto Assistente de Histologia e Embriologia.
Durante dois períodos, foi também assistente na Universidade de Luanda até ter regressado à FMUP, após 1975, exercendo novas funções nas áreas de Ortopedia e Traumatologia. Posteriormente, ascendeu aos cargos de Professor Auxiliar (1979), Professor Associado (1980) e Professor Catedrático (2005).
No dia 25 de maio de 2007, Luís de Almeida culminou o seu trajeto académico com a última lição, proferida na Aula Magna perante uma audiência repleta de médicos, docentes, técnicos e estudantes sobre o tema: “Lombalgia e Ciatalgia – a problemática atual”.
Ao longo de 40 anos dedicados à etiologia e tratamento da patologia da coluna, a sua área de eleição, estagiou em instituições como o Instituto de Alta Cultura, no Royal Orthopedic Hospital e na Unidade de Biomecânica do Imperial College of Science and Technology, em Londres. Em julho de 1968, desempenhou funções em Angola, onde esteve responsável pelo Serviço de Ortopedia do Hospital Universitário de Luanda.
Uma referência nacional no tratamento das deformidades da coluna vertebral
Numa nota de pesar assinada por Manuel Gutierres, a FMUP recorda a “carreira brilhante” de Luís de Almeida, “não só em termos académicos como também clínicos”, a qual deixou “uma marca de excelência em várias gerações de alunos e ortopedistas”.
“Os milhares de doentes que tratou sempre reconheceram na sua pessoa não só um médico de excelência, mas também um clínico com características humanas notáveis pela sua disponibilidade em ajudar o próximo”, descreve o professor da FMUP.
O funeral realiza-se esta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 10h30, na Igreja Paroquial de Cristo Rei (Porto).