A Universidade do Porto prepara-se para lançar uma nova edição de duas iniciativas que visam a valorização da inovação pedagógica do corpo docente: os concursos “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) e “Selo de Qualidade Inovação Pedagógica” (Selo InovPed), ambos integrados no Programa de Inovação Educativa da U.Porto.

O concurso “Prática Pedagógica Inovadora”, com candidaturas a decorrer de 11 de novembro a 15 de dezembro de 2024, tem como objetivo distinguir processos de ensino e aprendizagem inovadores que tenham sido implementados em unidades curriculares dos diferentes ciclos de estudo (de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento) da Universidade.

A utilização de simuladores no ensino da medicina veterinária, a aprendizagem baseada em problemas ou a classificação da participação dos estudantes, foram alguns dos projetos apresentados e premiados em edições anteriores.

O PPI vai atribuir um primeiro prémio no valor de 3.000 euros, destinado à melhor candidatura. Serão ainda atribuídos dois prémios de 2.000 euros às segunda e terceira melhores candidaturas, e três prémios de 1.000 euros às três candidaturas com as classificações subsequentes.

Para além desta iniciativa, o Programa de Inovação Educativa da U.Porto prevê ainda o lançamento de mais uma edição do concurso “Selo de Qualidade Inovação Pedagógica”, cuja próxima edição tem data de abertura prevista para fevereiro de 2025, .

Esta iniciativa visa distinguir unidades de formação na área da Educação Contínua da U.Porto, que se apresentem como pedagogicamente inovadoras e especificamente desenhadas para fomentar a multidisciplinariedade na U.Porto.

O Selo InovPed tem a vigência de três anos e inclui a atribuição de um apoio monetário, cujo valor varia entre os 1.000 e os 800 euros, dependendo do tipo de candidatura.

O PPI e o Selo InovPed fazem então parte das ações previstas no novo Programa de Inovação Educativa da Universidade do Porto, uma iniciativa lançada no final de 2023 e que reúne um conjunto de “medidas de valorização da inovação pedagógica dos docentes, tendo como objetivo distinguir, promover e divulgar práticas educativas inovadoras que respondam aos desafios pedagógicos atuais”.

Através deste programa, a U.Porto reafirma o seu empenho “no desenvolvimento de múltiplas competências dos estudantes, considerando a valorização da componente pedagógica do trabalho docente uma área vital. Está, por isso, comprometida com a qualidade, a inovação e a melhoria das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação com vista ao sucesso escolar dos estudantes”, lê-se no Regulamento do programa.