Terminou, recentemente, a implementação de mais uma medida do Plano de Poupança de Energia e Outros Recursos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). A faculdade tem, agora, em todos os edifícios, mais de 15.000 lâmpadas LED instaladas que vão permitir, de uma forma geral, uma poupança superior anual a 50% do consumo de iluminação.
Depois do investimento na primeira Unidade de Produção de Energia para Autoconsumo (UPAC) da FCUP, com 530 painéis fotovoltaicos instalados no edifício FC6, todos os edifícios da FCUP estão agora mais amigos do ambiente numa iniciativa que começou a ser implementada em 2022 e que terminou em outubro deste ano.
A implementação desta medida, nos FC1, FC2/FC3 e FC4/FC5, permitirá uma poupança anual de 307 672 kWh (0,29 €/kWh) e um período de retorno simples do investimento de 1,4 anos, de acordo com o relatório energético realizado pela Reitoria da Universidade do Porto.
Já no FC6, que foi dos primeiros a ser intervencionado, a substituição de iluminação por tecnologia LED traduz-se numa redução estimada de 28.84% do consumo geral do edifício, de acordo com informação da auditoria energética realizada ao edifício no início de 2022.
A iluminação exterior de todo o campus FCUP também tem vindo a ser melhorada, com recurso a tecnologia LED, para maior conforto e segurança da comunidade. Este trabalho ainda está em curso.
Também entre 2022 e 2024, foi obtida a certificação energética para todos os edifícios da FCUP no Campo Alegre. Aos edifícios FC1, FC2 e FC3, antes da melhoria, foi atribuída a classe energética E; e aos edifícios FC4/5 foi atribuída a classe energética F. O edifício FC6, que, este ano, viu melhorado o seu desempenho energético e condições de salubridade e habitabilidade, foi classificado com classe energética A +, sendo a classe energética D a sua classificação anterior.
Para além da substituição das lâmpadas, a FCUP investiu também, para melhorar o desempenho energético e poder atingir pelo menos a classe C – a mínima para edifícios intervencionados -, em bombas de calor para o aquecimento de águas sanitárias nos edifícios FC2 e FC4, na substituição de dois elevadores e ainda na climatização das principais salas e auditórios dos FC2/FC3. Em alternativa ao aquecimento a gás nesses auditórios, a Faculdade de Ciências utiliza agora um sistema de bomba de calor mais eficiente a nível energético e que vai permitir uma redução no consumo.
O objetivo da FCUP é agora instalar, seguindo o exemplo do FC6, painéis fotovoltaicos em todos os seus edifícios. A par destas medidas, está a decorrer na faculdade uma campanha de sensibilização da comunidade para a importância da poupança de água e de luz, entre outros recursos: porque um futuro mais sustentável depende de cada um de nós.