Depois das universidades do Porto, da Nova (Lisboa), da Beira Interior (Covilhã) e de Coimbra, será a vez da Universidade de Évora acolher o próximo Encontro Nacional Universidade e Cultura, uma iniciativa conjunta do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Plano Nacional das Artes. Tendo na mira a realização, em 2027, da Capital Europeia da Cultura, o evento irá decorrer nos próximos dias 15 e 16 de novembro.
Universidade, Cultura e Comunidade será o tema em destaque neste encontro que, durante dois dias, servirá para refletir e debater as principais questões e desafios nesta relação entre Universidade e Cultura. Obedecendo, de resto, à própria Lei que estabelece a autonomia das Universidades – 108/88, de 24 de setembro –, no artigo relativo à sua missão (art.º 1), e as define como “centros de criação, transmissão e difusão de cultura”.
Consciente da inserção no seu contexto patrimonial, histórico e cultural, a primeira proposta de reflexão da universidade anfitriã, dia 15 de novembro, intitula-se, precisamente, Construir uma Capital Europeia da Cultura: a Universidade de Évora e o projeto Évora – 2027.
A Universidade como agente promotor de Cultura e Comunidade é o tema que, na manhã seguinte, dará início aos trabalhos. Será discutido o papel das universidades como agentes dinamizadores de cultura, dentro e fora de portas, abordando a prática artística e a investigação, em diversas áreas do conhecimento, como ferramentas para a promoção da cultura na universidade e como fator relevante para a criação de vivências, práticas comunitárias e sentimento de pertença.
Durante a manhã, será ainda debatido o tema da Universidade e seus patrimónios, ou seja, o património material, imaterial e natural, integrando a respetiva gestão, investigação e práticas de valorização. Neste âmbito, caberá à Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto, Fátima Vieira, apresentar uma comunicação intitulada Os Programas Académicos na Valorização do Património.
Durante a tarde do dia 16 de novembro, a Mesa Temática III fará emergir a questão das universidade e dos ecossistemas culturais e criativos, estabelecendo um cruzamento entre inovação e transdisciplinaridade. Será eleito o empreendedorismo cultural e criativo como elo de ligação entre a universidade e a sociedade e como ferramenta de apoio à inserção profissional dos recém-diplomados.
Este segundo dia do Encontro Nacional Universidade e Cultura culminará com uma visita ao edifício do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, ao Palácio do Vimioso e ao laboratório de HERCULES. Criado em 2009, é uma infraestrutura de investigação da academia, dedicada ao estudo e valorização do património cultural, com especial enfase na integração de metodologias das ciências físicas e dos materiais em abordagens interdisciplinares.
O primeiro Encontro Nacional Universidade e Cultura foi organizado pela Universidade do Porto, em dezembro de 2020, e surgiu após a ativação da Comissão Especializada de Cultura do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). A segunda edição decorreu no ano seguinte, na Universidade Nova de Lisboa, à qual se seguiram dois encontros na Universidade da Beira Interior, em 2022, e na Universidade de Coimbra, em 2023.