Transformar ideias em soluções inovadoras e sustentáveis para aplicação na indústria vitivinícola em apenas 12 horas. Foi esse o desafio lançado aos participantes da segunda edição do Sogrape Impact Hack, uma competição que viu duas equipas compostas por estudantes da Universidade do Porto subirem aos lugares mais altos do pódio.
A edição deste ano decorreu em setembro passado, no Espaço Casa Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, tendo envolvido mais de meia centena de estudantes, profissionais e entusiastas do vinho no desenho e desenvolvimento de soluções disruptivas para as áreas do Direct-to-Consumer e do Enoturismo.
O primeiro prémio, no valor de 1.500 euros, foi atribuído ao projeto “Slay”, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, composta por estudantes das faculdades de Engenharia (FEUP), Economia (FEP) e de Ciências (FCUP) da U.Porto e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL).
A equipa vencedora, da qual fazem parte Mariana Martins, estudante da licenciatura em Gestão da FEP, e Miguel Lopes, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP e FCUP, apresentou uma proposta para levar a Sogrape e as suas marcas às principais cidades europeias, oferecendo curadoria de vinhos com vários tipos de experiências culturais.
Em segundo lugar ficou a equipa “SoUvas”, composta inteiramente por estudantes da FEUP. A proposta premiada com 1.000 euros propõe a criação de uma solução baseada em Inteligência Artificial, que terá a capacidade de fazer recomendações personalizadas de vinhos com precisão, tendo como base o seu conhecimento vínico.
Batizada de “AI Sommelier”, a solução desenvolvida por João Gonçalves, Martim Lousado, David Ramos e João Bastos Vilaça, estudantes do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, e João Viterbo Vieira e João Soares, do Mestrado em Inteligência Artificial, “torna a experiência com vinhos mais adaptada e agradável, enquanto ajuda a Sogrape a fortalecer a sua estratégia B2C”.
Paralelamente, a equipa desenvolveu ainda um plano de negócios para mostrar como esta ferramenta pode contribuir para a transformação digital da marca, aumentar o envolvimento dos clientes e reforçar a sua lealdade.
A fechar o pódio desta segunda edição do Sogrape Impact Hack ficou o projeto “Spotlight”, criado por estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM). Este projeto consiste numa solução de venda automatizada para pequenos formatos, com a finalidade de abranger locais onde a oferta de vinho é habitualmente escassa.
Parta André Campos, Diretor de Estratégia, Inovação e Transformação da Sogrape, a competição deste ano “voltou a demonstrar o imenso potencial de criatividade e inovação quando se abre espaço para a cocriação e troca de ideias. Ficámos impressionados e inspirados com a qualidade das soluções apresentadas, que refletem o espírito empreendedor e inovador que a Sogrape quer cultivar”.
“Estas iniciativas ajudam-nos a repensar o futuro da indústria do vinho de forma sustentável, ao mesmo tempo que envolvem a comunidade num processo de colaboração aberta que é transformador e dinâmico”, remata o responsável da empresa.