O Grupo ITAU e a Soja de Portugal voltam a associar-se à Universidade do Porto ao abrigo do IJUP Empresas, o programa que, ao longo do próximo ano, vai financiar quatro ideias inovadoras criadas por docentes, investigadores ou estudantes da U.Porto. Cada projeto vai receber até cinco mil euros, nesta iniciativa que desafia cientistas, estudantes e empresas a colaborar em projetos de investigação exploratória com caráter pluridisciplinar.
Qualquer investigador/a com afiliação à U.Porto pode participar no IJUP Empresas, desde que constitua equipa com, pelo menos, um estudante do 1.º ou 2.º ciclo de estudos (licenciaturas, mestrados integrados e mestrados).
As candidaturas estão abertas até ao dia 18 de novembro de 2024, através do preenchimento do formulário disponibilizado na página do programa. Aí, os interessados podem encontrar também o regulamento da iniciativa.
Nas últimas semanas a U.Porto Inovação, responsável pelo IJUP Empresas, organizou duas sessões A2B entre o Grupo ITAU e a Soja de Portugal e alguns investigadores da U.Porto, onde as empresas já puderam levantar um pouco o véu sobre os desafios propostos nesta edição.
IJUP Empresas: academia e indústria de mãos dadas
O IJUP Empresas nasceu em 2011 para estimular nos estudantes o gosto pelas atividades e processos relacionados com a criação e valorização de conhecimento e para aproximar a comunidade académica do meio empresarial. Está integrado no programa de Iniciação à Investigação da U.Porto (IJUP Projetos Pluridisciplinares) e conta com o apoio de importantes empresas portuguesas, que veem nesta iniciativa uma oportunidade de colaborar com jovens investigadores da U.Porto em projetos relacionados com as suas áreas de atuação.
Ao longo das sete edições já realizadas, dezenas de projetos foram apoiados, tendo sido envolvidos centenas de estudantes de diferentes faculdades da Universidade do Porto e, por isso, de diferentes áreas de investigação.
“Tudo isso mostra que o IJUP Empresas mexe com a ciência, e é essa a intenção”, refere Elisa Keating, professora da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), que foi a primeira responsável pela iniciativa.
A última edição aconteceu em 2023, ano em que o IJUP Empresas passou a ser gerido pela U.Porto Inovação. Seis projetos “made in” U.Porto receberam financiamento das empresas Galp, Grupo ITAU, MC Sonae e Soja de Portugal.
As indústrias parceiras do IJUP Empresas reconhecem muito valor ao programa, como referiu, na altura, Carmen Costa, do Grupo ITAU: “Vemos no IJUP Empresas a possibilidade de podermos ‘afinar’ aquilo que é produzido pelos estudantes e investigadores para o que são as reais necessidades, de momento ou de futuro, das empresas contribuindo assim para que cada vez mais o que é produzido possa gerar valor no mercado”.
Já Maria João Costa, representante da Soja de Portugal, afirma que programas como este têm “um papel relevante na formação de jovens talentos, pois proporcionam uma primeira interação com a indústria”. E, com isso, facilita também a “futura integração dos jovens nas empresas”.
Para mais informações sobre o IJUP Empresas 2024, visitar a página do programa ou enviar um e-mail para [email protected]
O IJUP Empresas 2024 conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.