Mais de 700 engenheiros reuniram-se na Casa da Música, no passado dia 26 de outubro, para celebrar o que de melhor se faz na Engenharia em Portugal. O pretexto foram as comemorações do Dia Regional do Engenheiro 2024, uma iniciativa da Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN) que, este ano, homenageou as distintas carreiras de três personalidades com ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Falamos de Fernando Maciel Barbosa, Professor Catedrático da FEUP, e ainda de dois alumni de Engenharia: Laura Caldeira, Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e Manuel Reis Campos, Presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e Presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN).
A distinção, que serviu como reconhecimento pelas suas carreiras profissionais e contributos para a Engenharia, foi atribuída pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e pelo Presidente da OERN, Bento Aires.
“Este dia é uma demonstração clara da força da nossa Região e que está assegurado o nosso compromisso com o futuro. Os Engenheiros são os motores da execução da ação da Assembleia da República. E podem contribuir muito mais para um Portugal melhor”, avançou Bento Aires, abordando a importância dos contributos dos Engenheiros para resolver os problemas de políticas públicas.
José Pedro Aguiar-Branco sublinhou ainda a importância da Engenharia para atender às necessidades da sociedade e congratulou os Engenheiros presentes pelos feitos alcançados num esforço por um futuro melhor.
A cerimónia protocolar terminou com a entrega dos diplomas de Membro Sénior e as distinções de Membro com 10 e 25 anos de inscrição na Ordem dos Engenheiros. Seguiu-se um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, denominado “Mahler no paraíso”.