Uma comitiva da Universidade do Porto, liderada pela Vice-Reitora Maria Joana de Carvalho, responsável pelo pelouro das Relações Internacionais, viajou, recentemente, até à China para participar na China Educational Expo (CEE 2024), a maior feira de recrutamento de estudantes daquele país.
Integrada na China Annual Conference & Expo for International Education (CACIE), um dos maiores eventos de educação internacional na Ásia-Pacífico, a CEE 2024 decorreu de 26 de outubro a 2 de novembro, em quatro cidades chinesas (Guangzhou, Xangai, Chengdu e Pequim.). Por ali passaram mais de 30.000 visitantes, para além de representantes de instituições de mais de 40 países.
Para a U.Porto, que marcou presença nas edições de Xangai e Pequim, integrada numa representação conjunta organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, a participação nesta feira representou uma oportunidade para promover a oferta formativa da instituição e de promover o ensino e aprendizagem da língua portuguesa junto dos estudantes chineses – e respetivas famílias – que estão a planear a sua experiência de estudo no estrangeiro.
Ao longo da CEE2024, a comitiva portuense teve também a oportunidade de estabelecer contactos com representantes governamentais de alto nível, diretores de escolas, conselheiros, empresas e agentes que procuram parcerias em todo o mundo.
Em Pequim, o stand da representação portuguesa recebeu ainda a visita do embaixador de Portugal na China, Paulo Jorge Nascimento.
Um mercado em expansão
Nos últimos anos, a presença de estudantes chineses na U.Porto tem vindo a registar uma forte subida, traduzida numa média de cerca de 100 estudantes a frequentar, por ano, a Universidade, seja para realizar um curso completo ou a cumprir um período de mobilidade académica.
Só no ano letivo 2023/2024, a Universidade do Porto recebeu 137 estudantes chineses – segundo dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência -, o que constitui um novo máximo na história da instituição.
“Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo no número de estudantes chineses na U.Porto, o que enriquece a nossa comunidade e promove um ambiente multicultural vibrante”, nota Maria Joana de Carvalho, sobre uma aposta que promete não ficar por aqui, tal como ficou evidente durante o últio Fórum de Reitores de Instituições de Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu em paralelo com a CACIE/CEE 2024.
“A China, pelo seu peso e importância no quadro da cooperação internacional, tem vindo a afirmar-se como um parceiro estratégico para a U.Porto. Nesse sentido, a participação nestes eventos representa mais uma oportunidade valiosa para estreitar laços, atrair novos talentos e expandir as nossas relações de cooperação”, refere a Vice-Reitora, mostrando-se “entusiasmada com as possibilidades que se abrem para o futuro”.