Celebrar “Abril já feito. E ainda por fazer” com pessoas que viram “Abril por fora e Abril por dentro”. As palavras do poeta Manuel Alegre servem de mote ao Dia da FPCEUP 2024: a 6 de novembro, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) celebra 44 anos com uma sessão que evoca os 50 anos do 25 de abril. Encerra-se, assim, o ciclo anual dedicado à implementação da Democracia em Portugal, que conta com a coordenação do docente Henrique Vaz, responsável pelo Pelouro da Cultura e Património da FPCEUP).

Para além da participação online de Manuel Alegre, um dos símbolos do combate à ditadura, o Dia da FPCEUP deste ano (ver programa completo) contará com três convidados ilustres para uma mesa-redonda sobre a contestação ao Estado Novo e a construção da Democracia: Luiza Cortezão, Manuel José Sarmento e Alberto Martins.

Luiza Cortezão é Professora Emérita da Universidade do Porto e figura indissociável dos 44 anos de História da FPCEUP, onde fundou o Instituto Paulo Freire de Portugal. Referência no domínio da pedagogia, foi condecorada com o título de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Manuel José Sarmento é Professor da Universidade do Minho, especialista em Sociologia da Infância, Membro da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional dos Direitos da Criança, e um analista privilegiado das mutações do país nas áreas da educação, da exclusão social e da pobreza ao longo das últimas cinco décadas.

Alberto Martins foi um dos líderes da contestação académica de Coimbra em abril de 1969. Depois do 25 de Abril, contribuiu para a consolidação da democracia desempenhando altos cargos públicos como Deputado, Ministro da Reforma do Estado no XIV Governo Constitucional e da Justiça no XVII Governo Constitucional.

O Dia da FPCEUP é também a ocasião para homenagear docentes e técnicos recentemente aposentados, para acolher novos membros da Comunidade (novos técnicos, Doutorados e Agregados) e para reconhecer o mérito dos estudantes da Faculdade.

Nesse dia serão decretados serviços mínimos para que todas as pessoas da FPCEUP possam participar nesta sessão.