É um convite dirigido a absolutamente todos! Comunidade académica, público em geral, profissionais, aprendizes e amadores. O próximo número da Revista PÁ – Poesia & Outras Artes, uma iniciativa da Casa Comum / Projeto de Intervenção Cultural e da U.Porto Press / Editora da Universidade do Porto, vai ter como tema central o Bem-Estar. E há prémios para entregar às melhores contribuições…
Depois do número zero e do número um, chegou agora a altura de preparar o número dois da Revista que arrancou com dez poemas da escritora e antiga professora e investigadora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Ana Luísa Amaral.
Para este próximo número, as propostas de trabalhos a publicar podem recorrer às mais diversas linguagens. Pode ser com recurso à palavra escrita (poesia, conto, texto dramático curto), mas também pode ser através das artes plásticas (seja desenho, pintura, escultura, ou instalação), da fotografia, ou da imagem em movimento (curta-metragem, documentário)… E não só. Há, ou não, abertura para outras linguagens artísticas? Claro que sim. É possível inovar com declinações para teatro, dança, música – ou, até, encontrar uma forma híbrida, de contágio e contaminação se assim o entender. Fixo e inamovível é mesmo o tema de inspiração: Bem-Estar.
Definido o conteúdo, e quando estiver tudo pronto, basta enviar um e-mail para: [email protected] com o título Revista PÁ – Contributo.
No corpo do e-mail deve constar uma sinopse, uma minibiografia, um contacto telefónico e o link – do WeTransfer , por exemplo – para descarregar a proposta. Se não for muito pesado, pode-se enviar em anexo ao e-mail. Também é importante que, ainda no corpo do e-mail, esteja explícita a frase: “Autorizo a Universidade do Porto a publicar o meu trabalho em diferentes plataformas e suportes (online, publicação em papel, exposição)”.
As propostas podem ser submetidas até ao dia 25 de janeiro de 2025. Os melhores trabalhos serão publicados no próximo número da Revista PÁ, ou serão expostos em espaços da Universidade do Porto. Os três melhores, independentemente do género, receberão um prémio de 300 euros cada.
No número zero da Revista foi publicada uma seleção de dez poemas que Ana Luísa Amaral, Figura Eminente da U.Porto, dedicou à filha. Foi em resposta a esta primeira publicação que recebemos os contributos para o número um.