São Roque: faca amolada” é o single de avanço do álbum “Colinas”, resultante de um longo processo de composição, que começou há uma década com a recolha de paisagens sonoras de Lisboa, estendeu-se numa colaboração entre Pedro Geraldes e o baterista João Vairinhos na composição de um tema para cada colina da cidade, e que culminou, agora, na produção de um disco cheio de sobreposição de recortes, rock e rasgo sonoro.

Lançado a 18 de outubro, “Colinas” mistura rock e cinema, barulhos e vozes da cidade, sintetizadores e flautas de amolador, fado e bateria, entre muitos outros sons característicos da capital portuguesa, que são a matéria-prima para a composição de sete temas musicais alusivos a cada uma das sete colinas de Lisboa, tendo como objetivo que tal património sonoro fosse (re)descoberto, percebido, expressado e representado simbolicamente.

A história começa em 2014, quando Pedro Geraldes, então a frequentar o Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), apresentou uma tese que visava potenciar a “utilização da paisagem sonora na composição musical”. Dez anos volvidos, essa investigação é agora vertida num álbum de originais da autoria do guitarrista Lázaro, nome artístico do alumnus da FEUP, e de João Vairinhos.

Sobre as motivações que o levaram a explorar estas sonoridades, Pedro Geraldes revela uma ligação muito forte a Lisboa. “O Colinas é sobre Lisboa, a cidade onde nasci. Uma cidade que conheço muito bem e da qual decidi recolher matéria sonora para desenvolver o trabalho. São colagens, sobreposições, recortes de conversas, ambientes de fundo e outros sons de Lisboa, como a voz do treinador do clube de boxe de Alfama, o barulho ritmado do elétrico, o fado da dona Rosa, o assobio do amolador”.

Mestrado em Multimédia: os primeiros acordes

A tese de Mestrado que serviu de inspiração para o “Colinas” partiu do estudo de um conjunto de abordagens teóricas relativas ao uso de paisagens sonoras, assim como de material considerado “não musical” no processo de composição, e aplicou os conhecimentos teóricos adquiridos, num contexto específico, com um conjunto de gravações da cidade de Lisboa.

Tanto o processo de gravação, como o de composição musical é documentado e descrito metodologicamente na dissertação de Pedro Geraldes, que contou com a orientação de Rui Luís Nogueira Penha, e coorientação de Filipe Cunha Monteiro Lopes.

Uma vida dedicada à música

Nascido em Lisboa em 1981, Pedro Geraldes estudou jazz, fez o Mestrado em Multimédia, com especialização em Música Interativa e Design de Som, e foi-se profissionalizando na música. Fez parte da banda Linda Martini durante quase duas décadas, colaborou enquanto músico e produtor com vários artistas, de Aline Frazão a Capicua, com quem fundou o projeto de música para a infância Mão Verde. Nos últimos anos, aproximou-se do universo do fado, ao fazer parte da banda que acompanha a fadista Carminho, em digressões pelo mundo e em estúdio.

A solo, já enquanto Lázaro, foi lançando um punhado de músicas do seu arquivo de experimentações durante os anos de pandemia, num prenúncio do que agora se concretiza em “Colinas”, o seu primeiro disco em colaboração com João Vairinhos.