A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) recebeu, no passado dia 21 d outubro, a “Conferência Desinformation Dynamics: Crossing Perspectives”, uma iniciativa organizada pela Escola de Criminologia da FDUP e enquadrada na investigação que o Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) da faculdade tem vindo a realizar na área da desinformação.
Quatro anos depois de a Comissão Europeia ter identificado a desinformação como a “doença do século” esta conferência procurou promover uma compreensão mais profunda do fenómeno. Pretendeu-se ainda “desenvolver estratégias eficazes de combate, fomentando, ao mesmo tempo, uma consciência crítica entre académicos, stakeholders e o público em geral”.
O evento foi também “o culminar de dois projetos do CIJ” em que se procurou “perceber a prevalência da desinformação em Portugal, as dinâmicas da desinformação e se metodologias inovadoras poderiam funcionar para perceber a suscetibilidade das pessoas a notícias falsas”, explica Inês Sousa Guedes, docente da Escola de Crimologia da FDUP e responsável pela organização do evento.