O ano letivo 2024/2025 começou em grande no Programa de Mentoria da Universidade do Porto, com um conjunto de seminários de formação de mentores que mobilizaram, até ao momento, mais de 1.700 mentores comprometidos em apoiar e integrar os novos estudantes de forma acolhedora e eficaz.
Tendo como título “Dinâmicas da Mentoria U.Porto e Acolhimento dos novos estudantes: Papel dos Mentores na U.Porto”, estes seminários realizaram-se nas faculdades de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), Economia (FEP), Medicina, Letras (FLUP), Ciências (FLUP), Belas Artes (FBAUP), Farmácia (FFUP), Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP), Desporto (FADEUP), Medicina Dentária (FMDUP), Engenharia (FEUP) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), estando ainda a decorrer nas diferentes residências universitárias da U.Porto.
Uma das novidades deste ano são os seminários transversais, que, pela primeira vez, juntaram mentores de diferentes faculdades. O objetivo é criar uma rede colaborativa e coesa entre os diferentes mentores, através da partilha das suas experiências e de testemunhos altamente significativos.
“Estas formações, realizadas na FCUP e na FPCEUP, demonstraram que a junção de diferentes áreas do saber pode enriquecer ainda mais o processo de integração dos novos estudantes, preparando-os para uma experiência universitária única e verdadeiramente acolhedora”, destaca a equipa da Mentoria U.Porto.
Neste seminários, os estudantes envolvidos refletirem sobre as dinâmicas da Mentoria U.Porto, sobre o seu papel enquanto mentores e sobre os desafios com que são confrontados, com uma atenção particular aos processos de acolhimento e integração dos novos estudantes.
“Ser mentor na U.Porto é muito mais do que ajudar; é garantir que cada estudante se sinta parte de algo maior, desde o primeiro dia, seja no seu curso, na faculdade, na universidade ou na cidade”, destaca um dos mentores que participaram nos seminários de formação.
O foco está, assim, no acolhimento dos novos estudantes, “assegurando que cada estudante tem o apoio necessário desde o início, assente em relações solidárias e horizontais, que permitem uma transição mais sólida e acolhedora para a vida académica”.
Recorde-se que estes seminários vêm na sequência de outros realizados durante o mês julho: “Dinâmicas da Mentoria U.Porto e Papel dos Mentores – Ser Mentor na U.Porto”, que envolveram um número significativo de mentores de cinco faculdades: FLUP, ICBAS, FEUP, FEP e FCUP.
Sobre a Mentoria U.Porto
Criada em 2019, o Programa Transversal de Mentoria Interpares tem como missão “proporcionar um excelente acolhimento e integração” aos novos estudantes (nacionais, internacionais ou de mobilidade) da U.Porto, por via da promoção de “vivências democráticas e solidárias na Universidade e entre todos os seus estudantes”.
Ao participar na Mentoria, cada novo/a estudante (mentorado) tem acesso a um mentor (estudante mais velho/a), que se disponibiliza voluntariamente a ajudar em todo o processo de integração dos novos colegas.
O objetivo é contribuir para que todos tenham uma melhor experiência no contexto académico, promovendo o convívio, a partilha e intercâmbio cultural. Tudo isto “num ambiente amigo, acolhedor, intercultural e respeitador de todos e de cada um”.
Atualmente, o programa está presente em 13 faculdades, em mais de 100 ciclos de estudo e nas residências universitárias geridas pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), envolvendo mais de 5.000 estudantes e mais de uma centena de docentes.